Baleia extinta pode ser espécie mais pesada que já existiu

A baleia azul moderna é, há muito tempo, considerada o maior e mais pesado animal da história, superando todos os dinossauros gigantes do passado distante. Mas o ✅Perucetus colossus - a "baleia colossal do Peru" - pode ter sido ainda mais pesado, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.

💥️Com base em alguns ossos maciços encontrados no deserto peruano, uma equipe internacional de pesquisadores estimou que o animal tinha uma massa corporal média de 180 toneladas.

Esse peso seria insuficiente para destronar o título ostentado pela maior baleia azul já registrada, de 190 toneladas, segundo o Livro Guinness dos Recordes.

💥️Mas os pesquisadores estimaram que a faixa de peso da antiga baleia estava entre 85 e 340 toneladas, o que significa que pode ser significativamente maior.

Para níveis de comparação, a Estátua da Liberdade pesa aproximadamente 225 toneladas.

Baleia azul - Getty Images/Science Photo Libra - Getty Images/Science Photo Libra Fóssil de baleia encontrado no deserto do Peru em 2017 - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto Retrato de baleia pré-histórica em Nazca, no Peru - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto Retrato de baleia pré-histórica em Nazca, no Peru

💥️Sem dentes, é impossível dizer com certeza o que comiam. Mas Amson especula que vasculhar o fundo do mar era uma grande possibilidade, em parte porque os animais não podiam nadar rapidamente.

Os pesquisadores acreditam em que o animal vivia em águas rasas em ambientes costeiros, devido ao peso de seus ossos. Todo o seu esqueleto foi estimado em pesar entre cinco a sete toneladas - mais de duas vezes mais pesado que o esqueleto de uma baleia azul.

💥️"Este é - com certeza - o esqueleto mais pesado de qualquer mamífero conhecido até hoje", assim como de qualquer animal aquático, disse Amson.

O colosso de Perucetus precisava de ossos pesados para compensar a enorme quantidade de gordura flutuante e o ar em seus pulmões, o que, em caso contrário, teriam-no feito flutuar.

Mas apenas o equilíbrio certo de densidade óssea e gordura permitiu que o animal gigante permanecesse no meio de cerca de 10 metros de água "sem mover um músculo", explicou Amson.

Felix Marx, um especialista em mamíferos marinhos do Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa não envolvido no estudo, disse à AFP que o Perucetus colossus "é muito diferente de qualquer outra coisa que já encontramos".

Os fósseis estão expostos no Museu de História Natural de Lima.

O que você está lendo é [Baleia extinta pode ser espécie mais pesada que já existiu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...