Racismo em escolas expõe falhas pedagógicas

Notícias de racismo em escolas particulares vêm se tornando frequentes.

Na semana passada, tornou-se pública ofensa racista contra uma adolescente de 14 anos, filha da atriz Samara Felippo, no colégio Vera Cruz, na capital paulista. Na unidade de Valinhos (SP) do Colégio Visconde de Porto Seguro, em 2022, um menino sofreu ataques racistas em um grupo de WhatsApp. O Porto Seguro também sofreu ação judicial que aponta discriminação na concessão de bolsas de estudos em São Paulo. O colégio é uma instituição filantrópica detentora do Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Recebe imunidade tributária e transferências de recursos governamentais. A contrapartida é a concessão das bolsas.

A imunidade é forma indireta de investimento público. O poder público deixa de receber tributos em benefício da escola. O Cebas Educação poderia contribuir para a educação antirracista e a inclusão no ensino privado. O que vemos, porém, são situações de segregação, apesar de a lei vedar diferenças de tratamento.

No Porto Seguro, segundo ação civil pública proposta por Educafro, Anced Brasil e Ponteduca, as bolsas são oferecidas em campus exclusivo a bolsistas que cursam grade curricular diversa. Uniformes são diferentes, festas juninas são realizadas em horários diferentes, a diretoria é outra. Funciona quase como uma escola à parte, mas de qualidade inferior.

Apesar da proibição legal, a prática da segregação ainda acontece em muitas escolas particulares paulistanas. No Colégio Pio XII, há algum tempo, alunos se referiam às salas em que estudavam bolsistas como "escola dos pobres" —hoje extintas. No Colégio Santo Américo havia a "sala dos bolsistas" e, durante o recreio, as crianças ficavam separadas; hoje o cumprimento da cota de filantropia se dá em unidade separada. No Colégio São Luís são oferecidas bolsas no ensino médio no período noturno; pagantes não convivem com os bolsistas.

O que você está lendo é [Racismo em escolas expõe falhas pedagógicas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...