Lucros do Crédito Agrícola quase triplicaram no 1.º trimestre &

O grupo Crédito Agrícola obteve lucros de 95,8 milhões de euros no primeiro trimestre,💥️ quase o triplo dos 35,7 milhões de euros dos primeiros três meses de 2022, disse na sexta-feira em comunicado.

A margem financeira (diferença entre o que recebe de juros nos créditos e o que paga de juros nos depósitos) duplicou para 153,4 milhões de euros, o que o banco justifica com 💥️“o impacto positivo da evolução das taxas Euribor no rendimento da carteira de títulos e carteira de crédito do grupo”, ainda que “💥️parcialmente penalizado com o aumento do custo dos depósitos de clientes”.

As 💥️comissões líquidas cresceram 16,7% para 38,8 milhões de euros.

Para os lucros contribuíram ainda os 💥️resultados extraordinários com operações financeiras, de 6,5 milhões de euros, que comparam com 5,8 milhões de euros negativos do primeiro trimestre de 2022.

💥️O banco indicou que as seguradoras tiveram um contributo para os lucros de 3,9 milhões de euros.

Do lado dos gastos, os 💥️custos de estrutura cresceram 11,9% para 101,6 milhões de euros, com os custos com pessoal a avançarem 15,3% para 62,7 milhões de euros, o que diz o grupo bancário foi “em parte justificado pelo impacto das atualizações da tabela salarial efetuadas em junho de 2022 (incluindo retroativos de 2023) e em fevereiro de 2023 [de 4%, com retroativos a janeiro]”.

Ainda no primeiro trimestre houve um reforço de imparidades e provisões, tendo ascendido a 2,8 milhões de euros.

Olhando para o balanço, a carteira de crédito (bruto) a caiu 0,7% face a dezembro de 2022 para 11,9 mil milhões de euros. Também o crédito à habitação cedeu 0,7% para 3,6 mil milhões de euros.

O rácio de crédito malparado (rácio bruto de ‘Non Performing Loans’) desceu para 5,0%, face aos 6,7% do primeiro trimestre de 22.

Os depósitos caíram 3,3% face a dezembro (menos 666 milhões de euros) para 19,7 mil milhões de euros. Os bancos têm assistido a quedas nos depósitos, com os clientes a tirarem parte do dinheiro para investir em Certificados de Aforro por serem mais rentáveis.

Quanto a rácios de solvabilidade, os rácios CET1 e de fundos próprios totais foram de 20,4% no trimestre.

Citado em comunicado de imprensa, o presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, disse que os lucros “refletem a atual situação económica e as condições de mercado, mais positivas do que era expectável”.

O grupo Crédito Agrícola tinha 4.117 trabalhadores em março, mais 45 do que no mesmo mês de 2022. As agências bancárias eram 617, menos três.

O que você está lendo é [Lucros do Crédito Agrícola quase triplicaram no 1.º trimestre & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...