Inflação acelera para 2,3% em janeiro, confirma INE. Fim do IVA zero teve impacto de 0,7 pontos percentuais &

A taxa de inflação homóloga em Portugal acelerou de 1,4% em dezembro para 2,3% em janeiro, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um aumento de 0,9 pontos percentuais face à registada no mês anterior. A aceleração é explicada pela subida dos preços da eletricidade e pelo fim do IVA zero, que, segundo o gabinete de estatística, teve um impacto de 0,7 pontos percentuais sobre a variação do índice de preços no consumidor.

A aceleração é em parte explicada “💥️pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA” num cabaz de 46 produtos alimentares, que terminou a 4 de janeiro, realça o gabinete de estatísticas.

“Com base num exercício de natureza mecânica,💥️ estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC [índice de preços no consumidor] 💥️total tenha sido 0,7 pontos percentuais“, estima o INE. “No caso da classe dos 💥️Bens alimentares e bebidas não alcoólicas, o 💥️impacto do final da isenção de IVA situa-se em cerca de 3,3 pontos percentuais”, acrescenta o instituto, sublinhando que “a medida abrange aproximadamente 40% dos produtos considerados nesta classe”.

No entanto, o gabinete de estatísticas nota que estes resultados “não traduzem o efeito efetivo da isenção de IVA”, dado que as “respostas dos mercados são condicionadas por vários fatores”, nomeadamente pelos “graus de regulação e de competição” ou pelas “elasticidades da procura e da oferta relativamente ao preço”.

Neste contexto e 💥️desconstruindo os indicadores que compõe o IPC, o 💥️índice relativo aos produtos energéticos acelerou na variação homóloga, de -10,5% em dezembro, para 0,2 em janeiro. Já o 💥️índice relativo aos produtores alimentares não transformados subiu de 2% em dezembro, para 3,1% no mês passado.

(Notícia em atualização)

O que você está lendo é [Inflação acelera para 2,3% em janeiro, confirma INE. Fim do IVA zero teve impacto de 0,7 pontos percentuais & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...