ASF mantém em nível alto riscos macroeconómicos setor segurador &

💥️O painel de riscos do setor segurador, publicado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), 💥️mantém a avaliação de risco no nível alto, apontando as tensões geopolíticas e o abrandamento do crescimento da economia.

Na edição mais recente do painel, a ASF destacou que 💥️“a categoria de riscos macroeconómicos mantém a avaliação de risco no nível alto”, indicando que a nível nacional, “registou-se um abrandamento da taxa de crescimento da economia em setembro de 2023, face ao trimestre anterior, bem como uma desaceleração da inflação, na variação em cadeia, no mês de dezembro”.

Paralelamente, 💥️“no panorama internacional, persistem as vulnerabilidades relacionadas com os conflitos geopolíticos”, nomeadamente no Leste e no Médio Oriente.

A ASF disse ainda que 💥️os riscos de crédito “permanecem classificados em médio-alto” destacando “as vulnerabilidades decorrentes do aumento da pressão sobre as condições de financiamento dos agentes económicos”.

Também os💥️ riscos de mercado se mantêm “avaliados em médio-alto”, tendo em conta “um aumento da volatilidade nos mercados obrigacionistas no período mais recente, enquanto persiste a relevância do risco de correção descendente futura nos preços dos ativos”.

A entidade colocou ainda os 💥️riscos de liquidez em médio-baixo, apontando “uma ligeira redução no rácio global de liquidez dos ativos dos fundos de pensões”.

Já os💥️ riscos de interligações são classificados pela ASF em médio-baixo, “assistindo-se a uma ligeira diminuição da exposição do setor dos fundos de pensões à dívida soberana nacional e às instituições bancárias, por contrapartida de um aumento, também comedido, da exposição a outras instituições financeiras”.

Segundo a ASF, “observou-se um aumento da concentração dos ativos tendo por base o respetivo setor de atividade”.

Por fim, “os riscos específicos dos planos de Benefício Definido e de Contribuição Definida foram avaliados no nível baixo”, sendo que, de acordo com a ASF, “apesar do desempenho financeiro menos favorável dos fundos de pensões no terceiro trimestre de 2023” a “rendibilidade média positiva desde o início do ano e o comportamento relativamente estável dos índices compósitos de autonomia financeira representativos dos associados motivou a manutenção da classificação”.

O que você está lendo é [ASF mantém em nível alto riscos macroeconómicos setor segurador & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...