Ao contrário de Portugal, Governo espanhol recusa aplicar restrições Huawei &

💥️O Governo espanhol diz que não está a preparar nenhuma lista de fornecedores de alto risco para as redes de telecomunicações, nem planeia fazê-lo, apesar das recomendações da Comissão Europeia nesse sentido – e ao contrário do que foi feito em Portugal, onde empresas chinesas como a Huawei foram completamente banidas das redes 5G.

A posição foi assumida pelo ministro da Transição Digital e da Função Pública de Espanha, José Luis Ecrivá, em declarações citadas pelo ✅El Mundo: “💥️O Governo não tem nenhuma intenção de elaborar uma lista de fornecedores de alto risco, nem há nenhum marco europeu que assim o exija”, disse o governante, na semana em que acontece em Barcelona o Mobile World Congress, a maior conferência do mundo da indústria dos dispositivos móveis.

Além de notar que se trata de uma mudança no posicionamento por parte do Executivo espanhol, o jornal nota que ela acontece 💥️quatro dias depois da visita a Moncloa do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, que foi tratado como um “parceiro estratégico” de Espanha.

No conjunto de recomendações que ficou conhecido por ✅5G Toolbox💥️, a Comissão Europeia nunca se refere diretamente à Huawei ou às empresas chinesas, falando apenas em restrições a fornecedores de “alto risco”. Mas o pacote terá sido feito a pensar em fornecedores como a Huawei e a ZTE, que são vistas na Europa e nos EUA como um risco de cibersegurança, devido à proximidade ao regime de Pequim.

💥️Aliás, o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, já fez referência direta à Huawei sugerindo que a tecnológica chinesa se enquadra nessa designação: “A Huawei — como mencionou — tem algumas partes de equipamento que não têm qualquer problema, mas outras podem ter algum problema”, afirmou em setembro.

A posição do Governo espanhol contrasta com a que foi seguida em Portugal. António Costa, atual primeiro-ministro em gestão, tinha-se manifestado contra restringir a Huawei em 2023. Contudo, há um ano, a Comissão de Avaliação de Segurança, inserida no Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, 💥️deliberou proibir as operadoras de usarem equipamentos de fornecedores de alto risco no 5G, nomeadamente empresas que tenham sede em países que não pertençam à NATO, entre outros critérios. A Huawei Portugal decidiu impugnar em tribunal a deliberação.

O que você está lendo é [Ao contrário de Portugal, Governo espanhol recusa aplicar restrições Huawei & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...