“Será que vale a pena, agora que as coisas melhoraram, mudar de rumo?”, pergunta Costa aos indecisos &#8

“Hoje peço-vos licença de em vez de fazer um discurso, deixem-me fazer uma conversa. Não com os militantes e os que já decidiram mas quero dirigir-me aqueles que ainda não decidiram o que fazer”. As palavras são de António Costa, na primeira vez que o primeiro-ministro, ainda em funções, 💥️participa na campanha eleitoral do Partido Socialista. O líder do executivo demissionário juntou-se a Pedro Nuno Santos para uma ação de campanha num comício no Porto que decorreu este sábado, no Pavilhão Rosa Mota.

💥️António Costa & que nas eleições de 2023 foi eleito com maioria absoluta & relembrou que “a vida é como é” e que, agora “temos uma sensação estranha equivalente a um aluno que está a ser avaliado quando ainda não acabou o exame”, disse o ainda PM, referindo-se ao facto deste Governo não ter terminado a legislatura. “Para aqueles que como o nosso secretário-geral [Pedro Nuno Santos] são portistas, estamos na mesma situação em que o jogo com o Santa Clara que em vez de ter chegado aos 90 minutos tinha acabado aos 40 minutos. (…) Interromperam o jogo, mas mesmo aos 40 minutos vamos ganhar estas eleições”, disse António Costa.

“Estes anos foram muito difíceis, foram anos marcados por factos extraordinários”, disse Costa, referindo-se à guerra na Ucrânia e à pandemia.

“Foi difícil governar com uma pandemia mas é muito mais difícil governar com a crise inflacionista, governar com uma inflação desde 2022 e 2023”, explicou o ainda líder do executivo.

António Costa reconheceu que é “muito mais difícil” fazê-lo perante uma crise de inflação “com a brutalidade daquela que apanhámos”. Ainda assim, congratulou-se por ter conseguido “ir controlando a inflação”.

💥️“Mas conseguimos dobrar os dois anos mais difíceis que tivemos de viver devido à guerra na Ucrânia”. Voltando a falar para os indecisos, Costa questionou: “Será que vale a pena fazer uma mudança sem segurança em vez de dar a oportunidade ao Pedro Nuno Santos para terminar o trabalho que temos vindo a fazer mas agora com um novo impulso, novas ideias mas sem mudar de rumo?”.

O ex-secretário geral do PS disse ainda que se “nota a impreparação que a AD tem para Governar”.

E continuou: enquanto alguns “andam preocupados com a imigração”, António Costa manifesta-se mais preocupado com a economia. Sem mencionar nomes, diz que não é por a AD “ir buscar inspiração” a anteriores primeiros-ministros sociais-democratas que “vai conseguir governar hoje”. E deixa um aviso: a AD está a ser “contaminada” pelas ideias do Chega, a quem “diz para sair pela porta”, mas depois “entra pela janela”.

O cabeça de lista socialista pelo Porto, Francisco Assis, afirmou esperar que o primeiro-ministro cessante, António Costa, seja escolhido para presidente do Conselho Europeu, sucedendo no cargo ao belga Charles Michel.

💥️A declaração de Francisco Assis foi feita logo no início do seu discurso no comício do PS no Porto. “Como cidadão português e europeu, desejo que António Costa seja o próximo presidente do Conselho Europeu”, declarou Francisco Assis, antigo eurodeputado socialista, recebendo uma salva de palmas.

No primeiro discurso do comício, do presidente da Federação do Porto do PS, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que António Costa é um motivo de”orgulho” para os socialistas, porque “é o melhor primeiro-ministro desde o 25 de Abril”.

“Combateu a crise, recusou a austeridade e fez crescer o país. Foi um cientista que mostrou que a teoria original da direita está errada”, declarou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, recebendo muitas palmas.

O que você está lendo é [“Será que vale a pena, agora que as coisas melhoraram, mudar de rumo?”, pergunta Costa aos indecisos &#8].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...