Fórmula 1 desembarca em Mônaco para a disputa da 6ª etapa do Mundial

As ruas do Principado mais famoso do mundo recebem a 6ª etapa do Mundial de Fórmula 1 (Foto: Clive Rose / Red Bull Content Pool)

Depois do cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, por conta das fortes chuvas que assolavam a região de Ímola na Itália, a Fórmula 1 retoma as atividades neste fim de semana com a realização da 69ª edição do GP de Mônaco.

A Fórmula 1 desembarcou em Mônaco pela primeira vez em 1950. A prova esteve fora do calendário de 1951 a 1954, mas voltou em 1955 e está desde então presente no calendário da categoria, exceção à temporada de 2023, quando a corrida foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19.

O circuito de Mônaco, cuja extensão total dessa pista histórica é de 3.337 quilômetros, será uma prova com 78 voltas. E para este fim de semana, a Pirelli disponibilizou para as equipes os três compostos mais macios da linha de pneus: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Por conta do cancelamento da etapa de Ímola, Mônaco pode se tornar palco da estreia dos novos pneus de chuva: o ✅Cinturato Blue, que não precisa de mantas de pneus. Anteriormente, os pneus de chuva extrema eram aquecidos com aquecedores de pneus por duas horas a 40°C. A Pirelli desenvolveu agora um novo composto que pode ser instalado em carros sem pré-aquecimento.

💥️Curiosidades

Nos últimos 18 anos, o ✅pole position venceu 12 vezes. As exceções foram em 2008, quando Lewis Hamilton venceu após largar em terceiro; em 2015, quando Nico Rosberg venceu após largar em segundo; em 2016, quando Lewis Hamilton venceu após largar em segundo; em 2017, quando Sebastian Vettel venceu após largar em segundo; em 2023, quando Max Verstappen venceu após sair em segundo e ver o pole Charles Leclerc sequer largar por problemas de câmbio; e em 2022, quando Sergio Pérez venceu após sair em terceiro.

Se a Red Bull Racing vencer o GP de Mônaco, será apenas a quarta vez em que uma equipe venceria as seis primeiras provas de uma temporada na história da F1. A RBR seria apenas a terceira equipe a conseguir o feito, após a McLaren de 1988 e a Mercedes de 2014 e 2023.

Das 68 corridas disputadas, até hoje, o piloto mais vitorioso é Ayrton Senna com seis triunfos (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993). O lendário piloto brasileiro foi o primeiro a ultrapassar a bandeira quadriculada em todas as ocasiões de 1987 a 1993, com a única exceção sendo 1988 & quando abandonou na volta 66 enquanto liderava e por isso ganhou o apelido de “Rei de Mônaco”.

💥️Novidades

Como parte da busca da FIA para melhorar a segurança no automobilismo, a Federação anunciou uma modificação no regulamento da Fórmula 1 para bandeiras amarelas duplas. A partir do GP de Mônaco deste fim de semana, os pilotos terão que cumprir um limite mais rígido de velocidade em zonas de amarela dupla, tanto nos procedimentos de ✅safety car (SC) quanto com o SC virtual.

Anteriormente, a única exigência para os pilotos quanto às bandeiras amarelas duplas estava no Código Desportivo Internacional, dizendo que eles deveriam “reduzir a velocidade significativamente, sem ultrapassar, e estando preparados para mudar de direção ou parar”. Porém, em condições de SC ou SC virtual, a presença da bandeira amarela dupla na área não acarretava em mais obrigações para os pilotos reduzirem a velocidade.

No entanto, a partir de agora, os pilotos serão forçados a atingir um limite designado de velocidade especificamente nas áreas de bandeira amarela dupla em condição de SC ou SC virtual. Além disso, os pilotos receberão alertas visuais e auditivos sobre as zonas de amarela dupla, para não serem pegos de surpresa.

💥️Classificação

Neste momento, Max Verstappen, da Red Bull, lidera o campeonato de pilotos com 119 pontos, 14 a mais que o seu companheiro de equipe Sergio Pérez. Saindo da briga real pelo título, Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro colocado com 75 pontos, contra 56 de Lewis Hamilton, da Mercedes, e Carlos Sainz, da Ferrari, com 44 pontos.

💥️Programação

As atividades de pista tiveram início nesta sexta-feira (26) com a realização do Treino Livre (TL) 1 e do TL 2. Já no sábado (26), o TL 3 será realizado às 07h30 e a classificação para a corrida está prevista para às 11h. No domingo (28), a largada para o GP de Mônaco será às 10h.

O que você está lendo é [Fórmula 1 desembarca em Mônaco para a disputa da 6ª etapa do Mundial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...