Imagem de Eros sobre um golfinho achada na Itália reaviva mito de Poseidon

Imagens de um Eros montado em um golfinho "promete mudar a história conhecida da antiga Poseidonia" - Reprodução Facebook/@parcoarcheologicopaestum

Além disso, há também sete espantosas cabeças de touro, o altar com a pedra ranhurada para recolher os líquidos dos sacrifícios e centenas de ex-votos, entre os quais se destacam as imagens de um Eros montado em um golfinho, que a imaginação poderia remeter ao mítico Poseidon, o deus que deu nome à cidade.

Uma escavação única que promete mudar a história conhecida da antiga Poseidonia", antecipa a diretora do parque arqueológico de Paestum, Tiziana D'Angelo à ANSA.

Tiziana D'Angelo

A análise das decorações de barro permitiu datar a sua fundação no primeiro quartel do século V a.C, altura em que foram construídos alguns dos mais importantes edifícios monumentais que ainda hoje se conservam — o Templo de Hera, criado entre 560 e 520 a.C, e o Templo de Atena, que remonta a 500 a.C. Já o Templo de Netuno foi concluído mais tarde, em 460 a.C, após "uma longa gestação".

De dimensões muito pequenas — medindo 15,6 metros por 7,5 metros —, com quatro colunas na frente e sete nas laterais, o "pequeno templo" é de estilo dórico como os demais, mas se distingue pela pureza de suas formas.

Gabriel Zuchtriegel

Por isso é muito importante, até porque de alguma forma demonstra a autonomia artística e cultural da comunidade e desmente aqueles que sempre acreditaram que nas colônias se limitavam a copiar as obras da pátria.

Também é extraordinária a extensão de objetos encontrados no espaço que separa a frente do edifício do altar, erguidos via de regra do lado de fora: estatuetas de terracota com os rostos de doadores ou de divindades, sendo 15 delas com o pequeno Eros montado em um golfinho, templos e altares em miniatura.

D'Angelo disse que parecem ter sido colocados no chão com devoção, "como em rito de encerramento" quando o templo, que ainda era usado no período lucaniano, caiu em desuso com a chegada dos romanos em 273 a.C.

"Cada dia tem uma surpresa", afirmou a diretora rodeada pela equipe de arqueólogos coordenada por Francesco Mele.

Arqueólogos seguem as escavações em Paestum

Além disso, há os cupidos nos golfinhos e uma moeda romana do século III a.C que tinha Eros montando o golfinho de um lado e Poseidon do outro.

Questionada se este poderia ser o templo com o nome do deus que deu nome à cidade, D'Angelo balança a cabeça e responde que "ainda é cedo para dizer, mas a hipótese é extremamente interessante".

Entretanto, é apenas uma ideia a ponderar durante a espera que as escavações lancem novas luzes sobre a história"

O que você está lendo é [Imagem de Eros sobre um golfinho achada na Itália reaviva mito de Poseidon].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...