Clara de ovo no vinho? Produtores deverão explicar compostos no rótulo

Conteúdo dos vinhos deverá ser explícito aos apreciadores, como o rei Charles 3º - Ben MacMahon - Pool/Getty Images

da AFP

01/06/2023 09h53

A Comissão Europeia concluiu em 2017 que "não havia razões objetivas" para essa exceção e após muitas negociações foi decidido que as garrafas de vinho devem conter os ingredientes em seus rótulos a partir de 8 de dezembro.

O poderoso setor vinícola conseguiu que fosse concedida aos produtores a opção de utilizar QR codes, que devem ser escaneados com um telefone celular pelo consumidor, no lugar de um rótulo que liste os ingredientes, como ocorre com os alimentos.

Produtores de vinhos orgânicos acreditam que, se a bebida precisa de um rótulo extenso ou de QR code para facilitar a relação dos ingredientes, é porque sua composição vem sendo alterada demais

Os QR codes e os rótulos eletrônicos são os métodos típicos para ocultar o uso de pesticidas e fertilizantes químicos no setor agropecuário, assegura a TOWA.

"Não necessitamos apenas de uma lista de ingredientes. Deveríamos ter uma lista com todas as consequências da agricultura convencional e quanto custa", explicou Paul-Morandini. "A contaminação da terra, da água... tudo isso tem um preço pago pelos consumidores e a sociedade", afirma.

O que você está lendo é [Clara de ovo no vinho? Produtores deverão explicar compostos no rótulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...