Vinho mais antigo do mundo tem 1.700 anos e ainda pode ser bebido

Vinho mais antigo do mundo tem 1.700 anos e ainda pode ser bebido; entenda A garrafa de vinho mais antiga do mundo no Museu Histórico do Palatinado, na Alemanha - Reprodução/Instagram

De Nossa

09/06/2023 04h00

Segundo a própria equipe do museu, as análises que puderam ser conduzidas até o momento sem abrir a garrafa indicam que o sabor seria parecido com o de "um chiclete insosso". A revista Food and Wine ainda observou que o álcool deve ter sido completamente evaporado. Os pesquisadores, contudo, não encontraram evidências de que o rompimento do lacre para maiores estudos não destruiria, de vez, o material.

"Não temos certeza se ele poderia suportar o choque com o ar. Ainda é líquido e há aqueles que acreditam que ele deveria ser submetido a mais análises científicas, mas não estamos certos disso. Eu, pessoalmente, segurei a garrafa [apenas] duas vezes em minhas mãos durante reformas [no museu]. Foi um sentimento incrível", confessou Ludger Tekampe, curador do departamento de vinhos do museu ao Mail.

View this post on Instagram

A post shared by Historisches Museum der Pfalz (@hmpspeyer)

Apesar de outras garrafas terem sido encontradas junto a esta recordista, a relíquia de Speyer era a única totalmente intacta depois de tantos anos. Há mais de 100 anos, ela "descansa" no mesmo museu. Ao jornal alemão The Local, Tekampe disse em 2011 que, em seus 25 anos (até então) no museu, ele não viu alterações na preciosidade.

"O conteúdo é notavelmente estável", observou, o que indica que os romanos já entendiam como evitar que o vinho se decompusesse. É possível visitar a garrafa de vinho mais antiga do mundo no Museu do Vinho dentro do complexo do Museu Histórico do Palatinado. A entrada para esta seção é gratuita.

O que você está lendo é [Vinho mais antigo do mundo tem 1.700 anos e ainda pode ser bebido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...