Família transforma motorhome em circo sobre rodas e viaja a América Latina

O malabarista Douglas, a palhaça Fran e os filhos Téo e Kinã: a trupe do Circo no Asflato - Arquivo pessoal

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

05/07/2023 04h00

"Nossos espetáculos são feitos na rua e para a rua, mas evitamos as grandes cidades. Em lugar de Buenos Aires, por exemplo, que tal a Quebrada de Humahuaca?", sugere Fran Marinho, em referência a esse vale no noroeste argentino, conhecido por suas montanhas coloridas, em regiões pré-colombianas.

Seja em comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco ou em povoados autóctones dos Andes, a família circense vai onde nem todo circo consegue chegar. Nem que a trupe tenha que cruzar o continente até a Cidade do México.

Para isso, o casal adaptou uma van Sprinter, que hoje serve de casa (e circo) sobre rodas e com a qual já rodou o interior do Brasil e países hispânicos da América do Sul. A próxima viagem começa em agosto, quando eles e os dois filhos partem em um roteiro que culminará no tradicional Dia dos Mortos, em 2 de novembro.

Fran e Douglas, durante ensaio no norte da Argentina - Circo do Asfalto - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal A família já visitou também desertos de sal, como o Uyuni, na Bolívia, e Salinas Grandes, na Argentina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

Nessa nova viagem para o México, os artistas tiveram também que economizar na estrutura do seu circo ambulante, que terá o próprio motorhome como cenografia e uma redução de 50% no tamanho do pano do picadeiro.

Todos os dias, preciso sentar e fazer um mapeamento dos espaços culturais que podem nos receber nesses países. Mas o elenco é reduzido e o espetáculo, mais tranquilo de levar"

O motorhome do Salar do Uyuni, na Bolívia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal E o interior do carro que serve de casa e circo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

Em um centro cultural dessa cidade portuária no norte chileno, a trupe foi chamada de 'comunista' pelo público, que questionava a origem do dinheiro público usado para aquela apresentação.

A pose clássica do Salar do Uyuni, na Bolívia

Mas nada disso é suficiente para tirar a família circense de sua rota.

Eu não me vejo mais sem esse motorhome porque o estilo de viajar muda muito. A gente tem uma casa fixa em Santo André, mas é voltar do México e já iremos programar a próxima viagem"

O que você está lendo é [Família transforma motorhome em circo sobre rodas e viaja a América Latina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...