Empresa do submersível que implodiu rumo ao Titanic cancela expedições

Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions - OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS

da AFP

06/07/2023 14h38

💥️Entenda a tragédia

Em 18 de junho, o submersível Titan fez seu mergulho final.

Durante o percurso, aconteceu a implosão que resultou nas mortes não só de Stockton como dos passageiros Shahzada e Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, a companhia apenas lamentou as perdas, mas não tomou posições públicas sobre o acidente, nem comentou o futuro de seus empreendimentos.

A embarcação Titan era até então o único submersível da empresa que realizava o percurso — ele pesava 10.432 kg, podia alcançar profundidades de até 4 mil metros e tinha até 96 horas de suporte de vida — como oxigênio — para uma equipe de cinco viajantes (um piloto, um "expert" e três turistas) a partir de 17 anos de idade.

💥️Passageiros assinavam documento sobre riscos

O site TMZ obteve acesso ao documento que viajantes assinavam antes do embarque nas expedições da OceanGate, eximindo a empresa de responsabilidade em caso de morte. No texto, o turista se compromete a assumir "total responsabilidade pelo risco de lesão corporal, deficiência, morte e danos à propriedade devido à negligência da [OceanGate] enquanto envolvido na operação".

A declaração ainda frisa que seu submersível é "experimental" e não foi "aprovado ou certificado por qualquer corpo regulatório e pode ter sido construído com materiais que não foram largamente utilizados em submersíveis ocupados por seres humanos".

View this post on Instagram

A post shared by OceanGate Expeditions (@oceangateexped)

Diante das mortes dos cinco tripulantes, o co-fundador e acionista minoritário da OceanGate, Guillermo Söhnlein, disse à Sky News na sexta (23) que seus executivos ainda considerariam "se a empresa sobreviverá" nas semanas seguintes à tragédia. Apesar de frisar que Rush um "engenheiro brilhante" e "consciente dos riscos", ele afirmou que "não é qualificado para responder" se a companhia será responsabilizada por negligência.

O que você está lendo é [Empresa do submersível que implodiu rumo ao Titanic cancela expedições].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...