Carbonara tem inspiração americana, confirma 2º especialista italiano

Carbonara - Nata Bene/Getty Images/iStockphoto

da ANSA, em Roma

12/07/2023 10h04

"A culinária italiana se baseia em uma contínua inovação e na síntese do que existe de melhor nas culturas do mundo. Portanto, reconhecer a origem americana da carbonara não representa uma 'traição', mas sim tomar consciência de nossa cultura", declarou Mori em um debate na sede da universidade, em Florença, com o historiador gastronômico e professor Luca Cesari.

Autor do livro ""Storia della pasta in dieci piatti. Dai tortellini alla carbonara" ("História da massa em 10 pratos: dos tortellini à carbonara"), Cesari afirma que foi um cozinheiro bolonhês, Renato Gualandi, quem inventou um prato de macarrão com ovos, bacon, creme de leite e queijo para oficiais americanos e britânicos na Riccione recém-libertada do nazifascismo em 1944.

Descoberta é vista como um ataque à cultura italiana

Já a Coldiretti, principal associação de agricultores do país, denunciou um "ataque surreal a pratos que simbolizam a culinária italiana", que é candidata a patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

Além do carbonara, Alberto Grandi também questionou a origem do verdadeiro queijo parmesão e defendeu que doces como tiramisù e panetone não são tão antigos quanto se imagina.

Em 2023, a jornalista e escritora italiana Eleonora Cozzella deu outra versão sobre a origem do carbonara, mas também ligada aos EUA. Segundo ela, em 1942, o fisiologista americano Ancel Keys, teórico da Dieta Mediterrânea, inventou um alimento adequado para as tropas aliadas presentes em Roma na Segunda Guerra Mundial, com adição de gema de ovo em pó e bacon ao espaguete.

O que você está lendo é [Carbonara tem inspiração americana, confirma 2º especialista italiano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...