Símbolo de Portugal, sardinha feita na brasa é estrela do verão lusitano

Gisele Rech

Colaboração para Nossa

17/07/2023 04h00

Não à toa, há alguns anos, o icônico Galo de Barcelos, que é a cara de Portugal, perdeu o reinado como símbolo da cidade de Lisboa. Aqui e acolá, nas lojinhas de souvenir, há toda sorte de artesanato em homenagem ao peixe. Sem falar nas icônicas lojas de sardinhas enlatadas como O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, que merecem um capítulo à parte.

Especialmente nas chamadas Festas dos Santos Populares, o que seria o equivalente a nossas festas juninas, as sardinhas reinam absolutas.

Por todo o país e em vários pontos das grandes cidades, como Lisboa, as grelhas se espalham e o aroma do peixe assado é sentido por todos os cantos. Aliás, os portugueses são bem enfáticos ao dizer que o uso da brasa é o mais indicado para preparar o peixe fresco.

A gente tem uma tendência a pensar que o que é bom é raro, que é caro, que é mais difícil de ser encontrado, como as trufas brancas de Alba. Ingredientes mais fartos, muitas vezes acabam relegados. É uma injustiça, pois a sardinha é rica em Ômega e muito saborosa", acredita.

Sanduíche com alheira de sardinha - Guga Rocha - Guga Rocha

Sanduíche com alheira de sardinha

Como uma forma de homenagear a sardinha, o chef criou um novo prato para ser servido no verão português: a alheira de sardinha.

As alheiras são embutidos autenticamente portugueses que levam, tradicionalmente, carne de galinha, porco ou boi, pão, azeite, banha de porco, cominho e alho em sua composição, daí o nome alheira. A mais famosa é a de Mirandela, na região do Trás-os-Montes, que tem selo de Indicação Geográfica. Costumam ser servidas com batatas e vegetais e valem por uma refeição.

De acordo com o chef, o fato de ser de fora ajuda a ver ingredientes e tradições de outra maneira. "Pra ver a ilha é preciso sair da ilha. Adoro a alheira, essa espécie de linguiça de interior macio e me surpreendeu não ter visto ainda uma versão com sardinha, um verdadeiro símbolo de Portugal", diz Guga.

Foram necessários alguns testes até chegar à alheira (que, ao fim e ao cabo, é um tipo de linguiça), já que a sardinha tem suas particularidades. "A sardinha tem textura aveludada, se desfaz na boca, bastante oleosa e saborosa e tem espinhas tão delicadas que se, assada corretamente, se desfaz e pode ser comida. É preciso saber lidar com essas características".

Quando conseguiu unir os dois símbolos portugueses — alheira e sardinha — o prato passou a integrar o menu de verão da Cervejaria Canil, que tem duas sedes em Lisboa. Tal como o peixe fresco, as alheiras de sardinha são assadas na brasa e servidas no pão, em formato de sanduíche. Ou, sandes, como se fala em Portugal.

A sardinha, em especial, tem tudo a ver com esse povo costeiro, que tem uma relação estreita com o mar e o que vem dele", finaliza Guga.

O que você está lendo é [Símbolo de Portugal, sardinha feita na brasa é estrela do verão lusitano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...