Caminhamos por 6 horas no calor: turistas fogem de incêndios na Grécia

Turistas se amontoam em uma carreta durante a evacuação devido aos incêndios na ilha de Rodes, na Grécia, no sábado (22) - STRINGER/AFP

Com informações de Joël Bronner, enviado especial da RFI a Rodes

e Daniella Franco, da RFI Brasil

24/07/2023 15h14

💥️Mais de 300 bombeiros

Quase 300 homens, entre eles, membros de uma brigada especializada, auxiliados por cerca de 30 bombeiros e quatro tanques eslovacos lutam contra as chamas em Rodes. A França, a Turquia e a Croácia também enviaram aviões-tanque à ilha.

"Neste momento, uma dezena de aviões e três helicópteros sobrevoam Rodes. Infelizmente, as condições meteorológicas são realmente ruins e estamos com dificuldades de controlar a situação", reitera Artopoios.

💥️Turistas traumatizados acampam no aeroporto

No aeroporto internacional de Rodes, os relatos não são nada serenos. Transformado em acampamento improvisado, com trabalhadores sazonais deitados em toalhas de praia no chão e turistas com traje de banho dormindo em bancos. Aguardando por voos de volta a seus países de origem, viajantes contam como as férias se transformaram em pesadelo.

O turista alemão Daniel-Cladin Schimdt, de 42 anos, está em Rodes com a esposa e o filho de 9 anos. Na noite de sábado, quando o alarme do hotel em que estavam tocou, eles foram levados para a praia. Até o momento, a família não conseguiu encontrar uma forma de deixar a ilha. "Estamos exaustos e traumatizados", diz.

Bombeiros tentando controlar incêndio próximo da cidade turística de Loutraki, a 80 km de Atenas

Marianna relata que, além do estresse do povo grego com o perigo iminente, existe também o sentimento de abandono por parte das autoridades. "Há a sensação aqui de que todos os anos é a mesma coisa, todos os anos há grandes incêndios e as medidas preventivas são mínimas. Então a população sente essa revolta pela falta de cuidado. Não dá pra entender como não tem prevenção. Todos os anos recebemos ajuda de muitos países, mas sempre é pra apagar o fogo e nunca para prevenir", afirma.

O que você está lendo é [Caminhamos por 6 horas no calor: turistas fogem de incêndios na Grécia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...