Deu vontade de bebida japonesa? Esqueça o saquê: agora é a vez do shochu

Sergio Crusco

Colaboração para Nossa

28/07/2023 04h00

"Ah, já sei! Aquela bebida coreana", também é comum o cliente dizer. Só que não. O destilado coreano chama-se soju. Embora haja algumas similaridades entre os dois estilos, não confunda: soju é uma coisa e shochu é outra.

O processo de elaboração do soju coreano permite que sejam feitas várias destilações — ou destilação em coluna, técnica que barateia os custos de produção, mas, de maneira geral, origina bebidas menos ricas sensorialmente.

O shochu japonês, bebida bastante delicada, tem regras estritas. A destilação deve ser única e acontecer em alambiques de cobre. Não são permitidas "maquiagens" no produto final, como adoçar a bebida, usar acidificantes ou acrescentar água para balancear o teor alcoólico, o que acontece na produção de soju.

Coquetel com shochu criado por alunos da Shochu Academy - Divulgação - Divulgação Coquetel com shochu criado por alunos da Shochu Academy - Divulgação - Divulgação Coquetel com shochu criado por alunos da Shochu Academy - Divulgação - Divulgação Coquetel com shochu criado por alunos da Shochu Academy - Divulgação - Divulgação

Nos anos 1970 houve um boom de popularidade do shochu no Japão, seguida de outra onda de consumo na virada do século. Foi quando destilados feitos de outros ingredientes, além dos tradicionais arroz e cevada, ganharam força no mercado. O shochu de batata-doce, ainda não disponível no Brasil, tornou-se bastante popular.

💥️O que provar

A sommelière Yasmin Yonashiro indica alguns rótulos de shochu e awamori disponíveis no Brasil:

  • 💥️Iichiko Silhouette - shochu de cevada da região de Oita, com sabor refrescante, aromas cítricos e herbais. 25% de álcool.
  • 💥️Ginza No Suzume Kuorokoji - shochu de cevada e koji preto, que dá mais corpo ao destilado, sem fazer com que perca suavidade. 25% de álcool.
  • 💥️Kome Hakutake Shiro - shochu de arroz da região de Kumamoto, tem notas de pera e baunilha no paladar. 25% de álcool.
  • 💥️Tenshou - da região de Okinawa, produzido com trigo sarraceno e cevada, é um shochu clássico, de paladar suave. 25% de álcool.
  • 💥️Mizuho Gold - awamori de Okinawa, à base de arroz, envelhecido por três anos. Traz dulçor e notas de baunilha. 30% de álcool.
O que você está lendo é [Deu vontade de bebida japonesa? Esqueça o saquê: agora é a vez do shochu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...