Prevenir o AVC com os cinco dedos da mão? Médica explica-lhe como Lifestyle

O acidente vascular cerebral (AVC) não escolhe idades, mas escolhe diabéticos, hipertensos, fumadores, obesos, sedentários, consumidores excessivos de bebidas alcoólicas… E quanto maior o número de fatores de risco, maior é o risco do AVC aparecer e mudar mais uma vida.

Em cada três portugueses que sofrem um AVC, um irá morrer, outro ficará com incapacidade permanente, muitas vezes, severa, e apenas um terceiro acabará por lhe sobreviver.

Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Ver artigo

Mas a cada português que escolhe, o AVC estende primeiro a mão pedindo mudanças. Precisamos de mudar os estilos de vida para revertermos esta caminhada para o abismo. Mudar hábitos alimentares, deixar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividade física de forma mais regular.

E quando o médico diz que está tudo na mão de cada um de nós, é literalmente verdade.

💥️Faça o exercício de olhar para a sua mão:

- os 5 dedos correspondem às 5 refeições que devemos realizar por dia;

- as duas mãos juntas em forma de colher são a quantidade de hortaliças e legumes no prato;

- a palma da mão é equivalente à quantidade de carne ou peixe que podemos ingerir ao almoço e jantar;

- o punho fechado corresponde à quantidade de arroz, massa, batata ou leguminosas a acompanhar a refeição;

- uma mão em forma de colher encaixa a porção de fruta a cada refeição;

15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
Ver artigo

- a espessura de dois dedos (indicador e dedo médio) ditam a quantidade máxima de queijo;

- a ponta do indicador é a quantidade de sal, açúcar ou azeite permitidos para tempero e confeção durante o dia.

E se juntarmos os ensinamentos da nossa mão aos dos nossos pés que, todos os dias, nos pedem atividade física pelo menos 20 a 30 minutos, estaremos a proteger ainda mais células do nosso cérebro. Prevenir é o melhor remédio. Cada AVC que se previne, é menos um AVC que se trata.

As explicações são da médica e nutricionista Sandra Alves, membro da Sociedade Portuguesa do AVC.

8 alimentos que reduzem o risco de AVC

Com a idade o risco de Acidente Vascular Cerebral aumenta. Uma alimentação saudável pode evitar a propensão para este tipo de complicações. O segredo é adotar uma dieta variada, pobre em açúcares e em gorduras saturadas. Conheça alguns alimentos a incluir na sua dieta. Chocolate negro - Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, revelou que os homens são capazes de reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 17% simplesmente por consumir uma barra de chocolate por semana. O segredo estará nos antioxidantes do cacau. Laranja - Esta saborosa, omnipresente e versátil fruta contém flavonoides que reduzem o risco de acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos. Nozes - Alimentos ricos em magnésio, como feijão, nozes, folhas verdes e cereais integrais estão relacionados a um menor risco de acidente vascular cerebral isquémico. Os resultados, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostraram que, para cada 100 miligramas de magnésio consumidos a cada dia, o risco de acidente vascular cerebral diminui 9%. Tomate - Investigadores da Universidade da Finlândia, em Kuopio, descobriram que os homens com níveis mais elevados de licopeno foram menos propensos a ter um acidente vascular cerebral. O licopeno é um antioxidante natural encontrado em frutas e legumes vermelhos, como tomates, melancias e goiabas. Salmão - Cientistas descobriram que as pessoas que comem peixe algumas vezes por semana têm menos probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que não o fazem, de acordo com 15 estudos realizados nos Estados Unidos, Europa, Japão e China. Alguns peixes contêm Ómega 3, um ácido gordo essencial na diminuição do colesterol mau (LDL). Maçãs - Um estudo publicado no "Stroke: Journal of the American Heart Association", realizado por cientistas alemães, informa que comer diariamente maçãs, pêras e outras frutas e vegetais de polpa branca, como bananas, couve-flor e pepinos, pode reduzir o risco de AVC em 52%. Iogurte - Um recente estudo sueco descobriu que as pessoas que consumem leite desnatado, iogurte e queijo com baixo teor de gordura têm um risco mais baixo de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que comem produtos lácteos com alto teor de gordura. Cereais - A ingestão de grãos integrais está associada a um menor risco de acidente vascular cerebral isquémico entre as mulheres, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Unidade de Medicina Preventiva do Hospital Bringham, em Boston, Estados Unidos.
O que você está lendo é [Prevenir o AVC com os cinco dedos da mão? Médica explica-lhe como Lifestyle].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...