Veto de Lula sobre golpe de 64 provoca mal-estar entre Múcio e ex-presidente do PT

A decisão do presidente Lula (PT) de proibir eventos alusivos ao golpe de 1964, no dia 31 de março, foi fonte de mal-estar entre o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o ex-presidente do PT Rui Falcão (SP), durante comemoração do aniversário do ex-ministro José Dirceu.

Ao chegar à festa na noite de quarta-feira (14), em uma casa em área nobre de Brasília, Falcão foi convidado por Múcio a se aproximar do grupo em que o ministro da Defesa estava.

Após os cumprimentos formais, Falcão disse discordar da decisão de Lula de vetar qualquer ato alusivo aos 60 anos do golpe, afirmando que "a gente não pode apagar a memória". Do contrário, prosseguiu o deputado, a história se repetirá, como nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em resposta, Múcio afirmou que sua tarefa —a pedido de Lula— era evitar manifestações de militares, que costumam celebrar o golpe. "Não há o que se comemorar. A gente precisa investir em pacificação", repetiu o ministro.

A determinação de Lula também vetou eventos de caráter crítico aos militares, o que irritou entidades de defesa dos direitos humanos.

O que você está lendo é [Veto de Lula sobre golpe de 64 provoca mal-estar entre Múcio e ex-presidente do PT].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...