Candidato a prefeito no México é assassinado em onda de violência que já matou 45 políticos

Um candidato à Prefeitura de um município no estado de Puebla, na região central do México, foi assassinado neste sábado (23), em meio a uma onda de violência contra políticos às vésperas das eleições no país.

Trata-se de Jaime González, que buscava liderar o governo da cidade de Acatzingo pelo partido Morena —o mesmo do presidente Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO—, informou o governador de Puebla, Sergio Salomón Céspedes.

No X, ele pediu que a Justiça e o Ministério Público esclareçam o crime. "Do governo de Puebla colaboramos com as investigações e mantemos ações coordenadas com os órgãos de segurança municipais, estaduais e federais", acrescentou.

A morte de González aconteceu num ponto de venda de automóveis em Acatzingo, onde um número indeterminado de homens armados teria entrado para atacar o candidato.

Acatzingo faz parte de uma área conhecida como Triângulo Vermelho, famosa por ser palco de roubos de combustível e de cargas.

A violência ligada ao crime organizado que atinge o México também afeta os políticos, especialmente aqueles que ocupam ou desejam obter cargos municipais e estaduais. As razões vão desde tentativas das máfias para subjugar os candidatos até disputas entre grupos de poder locais.

O que você está lendo é [Candidato a prefeito no México é assassinado em onda de violência que já matou 45 políticos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...