Morre Richard Serra, que revolucionou a escultura com obras monumentais

Richard Serra, escultor cujas obras monumentais redefiniram a escultura em uma escala massiva, morreu aos 85 anos em sua casa em Nova York. Ele deixou um legado marcante, com suas estruturas de aço, paredes inclinadas e formas imponentes que desafiavam a percepção e convidavam à exploração física.

A causa da morte foi pneumonia, segundo seu advogado, John Silberman.

Richard Serra nasceu em 2 de novembro de 1938, em São Francisco, o segundo de três filhos de Tony e Gladys (Fineberg) Serra. Seu pai, um imigrante da ilha espanhola de Maiorca, trabalhou como montador de tubulações em um estaleiro de São Francisco durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele inicialmente pretendia seguir a pintura, mas acabou se destacando na escultura. Sua abordagem única e intransigente o tornou uma figura central no movimento do pós-Minimalismo, enquanto ele explorava os limites e as possibilidades do aço em suas criações.

Suas esculturas, muitas vezes tão grandes quanto templos antigos, demandavam uma interação física do espectador, que precisava percorrer e contornar suas formas para compreendê-las completamente. Essa abordagem transformou o espaço da escultura em algo monumental e íntimo ao mesmo tempo.

Um dos maiores nomes da arte contemporânea, ele foi da geração de autores que despontou na década de 1960 e então redefiniu a ideia de escultura, a maioria deles homens que fizeram de suas obras um desafio à escala da paisagem. Deixaram marcas gigantescas no horizonte, em rios, desertos, campos e praias, a chamada land art.

O que você está lendo é [Morre Richard Serra, que revolucionou a escultura com obras monumentais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...