Martifer “zarpa” maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo &

Cinco anos depois de ser anunciada, a Martifer avançou finalmente com a construção de uma 💥️nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval e que permitirá captar navios de maior dimensão.💥️ Avaliado em mais de 24 milhões de euros, este é o maior investimento do grupo nos últimos 15 anos e deve estar concluído no final de 2025.

Com 220 metros de comprimento e 45 metros de largura, a chamada 💥️Doca nº 3 ficará localizada na antiga rampa de lançamento do estaleiro, alinhada ao cais do Bugio. Além de ganhar capacidade para receber os chamados navios de dimensão Panamax (comprimento de 305 metros, boca de 33,5 m e calado de 26 m), vai 💥️“acrescentar capacidade produtiva e criar novos empregos” nas instalações subconcessionadas em 2014 à West Sea.

No relatório e contas de 2023, consultado pelo ECO, o💥️ grupo controlado pela I’M dos irmãos Carlos e Jorge Martins, e pela Mota-Engil, que em 2023 viu os lucros subiram 50%, para 19,7 milhões de euros, adianta que, após a delimitação dos espaços e instalação do estaleiro de obra, deu início à preparação das armaduras e cofragens para a execução dos módulos pré-fabricados destinados a formarem a ensecadeira.

💥️“No dia 18 de janeiro 2024 efetuou-se a primeira betonagem da doca, que se destinou ao primeiro módulo pré-fabricado da ensecadeira, num total de 57 ao longo da obra. Cada módulo pré-fabricado consumirá cerca de 5,8 metros cúbicos de betão pronto. Uma vez concluída a ensecadeira, iniciarão aos trabalhos de escavações e demais tarefas tendentes à construção da doca”, detalha o grupo sediado em Oliveira de Frades (distrito de Viseu).

Caso seja aprovado pelos acionistas, o 💥️conselho de administração será alargado até a um número máximo de 15 elementos (contra os atuais nove). E segundo a proposta partilhada com a CMVM, 💥️está de saída a independente Clara Sofia Teixeira Gouveia Moura, que era vogal desde maio de 2023, e 💥️entram três novos elementos: a “familiar” Mariana Martins, que é acionista da Black and Blue Investimentos, através da qual Carlos Martins investiu em fevereiro 6,28 milhões para comprar 4,2% da Martifer; 💥️Filipe Belo Viegas Rosa, atual responsável por toda a atividade de energias renováveis e manutenção industrial do grupo; e a investigadora 💥️Susana Sargento, conhecida por ter cofundado a ✅startup portuense Veniam, vendida em 2022 à israelita Nexar.

No próximo mandato, correspondente ao triénio 2024-2026, 💥️a presidência da Mesa da Assembleia Geral ficará a cargo de Mariana Guedes da Costa (SPCA Advogados), que irá render José Nunes de Oliveira depois de quase uma década nestas funções. 💥️O presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, vai liderar a Comissão de Fixação de Vencimentos nos próximos três anos, que integra também José Pedro Freitas (Mota-Engil) e a advogada Júlia Matos (I’M SGPS).

O que você está lendo é [Martifer “zarpa” maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...