Presidente do Peru diz que devolveu relógios de luxo que teriam sido emprestados por governador

A presidente do Peru, Dina Boluarte, 61, disse ter devolvido os relógios de luxo a Wilfredo Oscorima, governador e aliado político da mandatária.

Boluarte prestou esclarecimentos na sexta (5) ao Ministério Público acerca do caso "Rolexgate", escândalo revelado pelo portal La Encerrona. O inquérito investiga suposto enriquecimento ilícito da mandatária com base na posse de relógios de luxo e joias não declarados.

Segundo Boluarte, a coleção de três relógios Rolex não são dela, e foram emprestados por Oscorima, amigo próximo dela.

O depoimento começou às 8h30 da manhã (10h30 de Brasília) e terminou após cinco horas e meia, quando Boluarte deixou a sede do Ministério Público sem falar com a imprensa.

Horas depois, a presidente se pronunciou, admitiu erro no caso dos relógios. "Devo reconhecer que foi um erro aceitar emprestados esses relógios do meu amigo Wilfredo Oscorima", disse.

"Tudo o que foi dito é falso", enfatizou em relação às joias Cartier e Van Cleef, atribuídas a ela pelo Ministério Público. Segundo Boluarte, suas joias são da marca Unique.

Os promotores pediram à Boluarte que apresentasse, se os tivesse, os objetos de valor não declarados como parte de seu patrimônio quando assumiu o cargo e que mostrasse os comprovantes de compra ou explicasse sua origem.

A investigação ocorre depois que a polícia revistou sua casa e o escritório presidencial em 30 de março em busca da suposta coleção, composta por pelo menos três relógios de luxo da marca Rolex, que a imprensa atribui a ela por meio de fotografias publicadas nos últimos dias.

O que você está lendo é [Presidente do Peru diz que devolveu relógios de luxo que teriam sido emprestados por governador].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...