Mais de 88 mil construções já foram destruídas ou danificadas em Gaza

Gaza já foi invadida e destruída várias vezes ao longo de seus mais de 4.000 anos de história. Mas nada se compara à devastação registrada nos últimos seis meses em decorrência da guerra deflagrada por Israel após os atentados terroristas do Hamas em 7 de outubro.

Mapas elaborados com base em imagens de satélite analisadas pelas Nações Unidas mostram que mais de 88 mil edificações –cifra equivalente a cerca de 35% das construções da Faixa de Gaza— foram destruídas ou danificadas no território palestino no período.

O cenário é mais desolador na Cidade de Gaza, maior cidade do território, ao norte, e em Khan Yunis, no sul, alvo de grandes incursões por terra do Exército israelense. O local mais poupado até agora é Rafah, cidade no extremo sul que abriga mais de 1 milhão de deslocados internos e que se vê diante de uma invasão iminente planejada por Tel Aviv.

Os locais atingidos incluem prédios residenciais, hospitais, mesquitas, igrejas, escolas, universidades, sítios arqueológicos, campos de refugiados e sedes de veículos de imprensa.

Procurada pela reportagem, a Embaixada de Israel no Brasil diz que o país direciona seus ataques apenas contra objetivos militares do Hamas e de outros grupos terroristas em Gaza, e não contra a população civil.

"O Hamas construiu uma extensa rede de túneis subterrâneos por toda a Faixa de Gaza, com pontos de acesso localizados em casas, mesquitas, escolas e até hospitais, levando os combates (e o dano resultante) para o coração dos arredores civis", afirma a representação diplomática, em comunicado.

Parte da destruição em Gaza é provocada por bombas lançadas por aviões e drones da Força Aérea israelense sobre áreas densamente povoadas. De acordo com investigações do New York Times e da CNN, foram utilizadas em centenas de ocasiões munições de 1 tonelada, capazes de matar ou ferir pessoas a mais de 300 metros de distância do alvo.

O que você está lendo é [Mais de 88 mil construções já foram destruídas ou danificadas em Gaza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...