Congresso do Peru rejeita 2 pedidos de impeachment de presidente após Rolexgate

O Congresso do Peru rejeitou nesta quinta-feira (4) duas moções que pediam o início de um processo de impeachment da presidente, Dina Boluarte, em meio a investigação do Ministério Público contra a chefe do Executivo por enriquecimento ilícito.

A apuração da Procuradoria tenta aferir a origem de relógios de luxo da marca Rolex que seriam de Boluarte e não teriam sido declarados. Ela deve ser ouvida pelos promotores ainda nesta semana.

A presidente nega qualquer irregularidade, mas o caso se complicou ainda mais nesta semana quando a investigação se expandiu para depósitos bancários "de origem desconhecida" e outras joias, incluindo uma valiosa pulseira da marca Cartier.

Desde segunda, seis ministros renunciaram e novos foram indicados a compor o gabinete, também aprovado pelo Legislativo. O primeiro-ministro Gustavo Adrianzén havia sido apontado para a função depois que seu antecessor, Alberto Otárola, renunciou no mês passado em meio a outro escândalo, este por suposto tráfico de influência.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

A primeira moção com pedido de impeachment foi rejeitada nesta quinta por 49 votos contra, 33 a favor, e 12 abstenções, e a segunda teve resultado semelhante com 59 contra, 32 a favor e 11 abstenções.

A aprovação era um cenário improvável, já que parlamentares conservadores e de direita, maioria na Casa e aliados de Boluarte, sinalizaram apoio à presidente, argumentando que buscavam evitar uma grande crise.

Tanto o Congresso quanto Boluarte têm índices de aprovação de apenas 9%, de acordo com uma pesquisa da Ipsos Peru em março. O Congresso já rejeitou duas moções anteriores para destituir a presidente, no início deste ano e em 2023.

O que você está lendo é [Congresso do Peru rejeita 2 pedidos de impeachment de presidente após Rolexgate].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...