Pressões interna e externa sobre Netanyahu aumentam após ataque contra ONG

A pressão sobre o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, cresceu nesta quarta-feira (3) diante de massivos protestos contra o governo e das repercussões do ataque das forças israelenses a um comboio de ajuda humanitária que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen (WCK), na Faixa de Gaza, na segunda-feira (1°).

Benny Gantz, membro do restrito gabinete de guerra de Israel, pediu nesta quarta a convocação de eleições nacionais para setembro, dias após milhares irem às ruas em Jerusalém e Tel Aviv exigindo um novo pleito, com críticas especialmente à forma como Netanyahu tem lidado com as negociações relativas aos cerca de 130 reféns ainda em posse do Hamas.

"Devemos concordar com uma data para as eleições em setembro, a caminho de um ano de guerra, se quiserem", disse Gantz em uma entrevista coletiva. "Definir uma data permitirá que continuemos o esforço militar enquanto sinalizamos aos cidadãos de Israel que em breve renovaremos a confiança deles em nós."

Embora não tenha dito com todas as letras, Gantz deixou mais claro que o horizonte político de Netanyahu pode não ser o que ele deseja. Também deixou subentendido que a guerra Israel-Hamas, que completa seis meses no próximo domingo (7), pode durar ao menos quase o dobro disso. Gantz foi vice de Netanyahu em um governo de coalizão formado em 2023, quando o apoio político ao premiê não era suficiente para mantê-lo no cargo.

Também nesta quarta, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considerou insuficiente a explicação de Israel sobre a morte dos trabalhadores da WCK —o fundador da organização é o chef espanhol Jose Andrés.

Tel Aviv assumiu a autoria "não intencional" do ataque ao comboio, o Exército admitiu o que chamou de "erro grave", o presidente Isaac Herzog pediu desculpas, e Netanyahu afirmou que "isso acontece em guerras".

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

"Isso é inaceitável e insuficiente, e estamos aguardando uma explicação muito mais forte e detalhada, após a qual veremos que ação tomar", disse Sánchez em entrevista coletiva em Doha, no Qatar.

O premiê qatari, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, também voltou ao tema com dureza. "Não podemos deixar o destino da região para políticos aventureiros que só se preocupam com seus interesses pessoais", afirmou, sem mencionar Netanyahu diretamente. A opinião de Thani importa, uma vez que o Qatar tem agido como mediador de diálogos entre Israel e Hamas.

O chef Andrés afirmou à agência Reuters que o ataque ao comboio de sua ONG em Gaza tratou os veículos como alvo e os atingiu "sistematicamente, carro por carro". Segundo ele, a WCK mantinha comunicação clara com o Exército israelense, que, de acordo com Andrés, sabia das movimentações dos funcionários da ONG em Gaza.

Os corpos de seis dos mortos na ofensiva —3 britânicos, 1 australiano, 1 polonês e 1 canadense-americano— foram entregues a diplomatas no Egito para serem repatriados. O sétimo corpo, do motorista palestino que auxiliava a equipe da ONG, foi enterrado em Rafah. A chancelaria polonesa convocou o embaixador de Israel em Varsóvia para falar sobre "responsabilidade moral, política e financeira".

Andrés também falou com Joe Biden na terça. "Os EUA devem fazer mais para dizer ao primeiro-ministro Netanyahu que esta guerra precisa acabar agora", disse ele. Biden, que disse após o ataque que Israel não tem feito o bastante para proteger trabalhadores humanitários, deve conversar por telefone com o premiê israelense nesta quinta (4), de acordo com um funcionário do governo americano.

O chef espanhol diz que sua organização ainda estuda a situação de segurança em Gaza enquanto planeja a retomada de entregas de ajuda humanitária.

Várias entidades não governamentais criticaram a ação de Israel no território palestino e afirmaram que o incidente com a WCK na terça ilustra agressões que chamaram de "sistemáticas" das forças israelenses contra ONGs.

O que você está lendo é [Pressões interna e externa sobre Netanyahu aumentam após ataque contra ONG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...