Veja a linha do tempo da fuga do presídio federal em Mossoró até a captura

Após 50 dias de buscas, os fugitivos da penitenciária federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram capturados nesta quinta-feira (4) em Marabá, no sudeste do Pará, a uma distância de 1.640 km de carro da cidade potiguar.

A fuga durante o Carnaval, inédita no sistema penitenciário federal, abriu a primeira crise da gestão de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, empossado dias antes.

Entre buscas com centenas de agentes e prisões em outras cidades, confira a linha do tempo do caso, da fuga à captura nesta quinta.

Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, fogem da penitenciária federal em Mossoró na madrugada.

A principal suspeita inicial é que os dois presos, ligados ao Comando Vermelho, tenham usado materiais de uma obra do pátio da penitenciária como instrumentos na ação. Os detentos teriam aberto um buraco no teto da cela e conseguido escapar do local, durante o banho de sol.

Além da revisão de protocolos nas penitenciárias federais e do afastamento da direção da penitenciária de Mossoró, o ministério inicia as buscas com mais de cem agentes federais.

Para o juiz federal Walter Nunes, corregedor do Penitenciária Federal de Mossoró, o episódio é, "sem dúvidas", o mais grave da história dos presídios de segurança máxima do país.

Após pedido do ministério no dia anterior, Rogério e Deibson são incluídos no sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras. Depois, passam para a vermelha.

O governo espera encontrar a dupla ainda no Rio Grande do Norte e amplia a fiscalização nos estados, além de realizar ações à noite.

Em Mossoró, o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, diz que, se os protocolos de segurança tivessem sido seguidos rigorosamente, as fugas não teriam acontecido. Ele não descarta relaxamento da segurança ou facilitação da fuga. O ministério suspende banhos de sol, visitas sociais e de advogados e atividades de assistência no sistema federal.

O que você está lendo é [Veja a linha do tempo da fuga do presídio federal em Mossoró até a captura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...