Lula repete Deus ou milagre 27 vezes, uma por minuto, contra crise de popularidade; veja vídeo

Em uma mudança na sua retórica, o presidente Lula (PT) aumentou a quantidade de expressões religiosas em seu discurso e fez referência a "Deus" ou à palavra "milagre" mais de uma vez a cada minuto, em média, durante fala em Arcoverde, no estado de Pernambuco.

A repetição das expressões religiosas ocorre em um momento de queda na aprovação de seu governo, em particular com o público evangélico. Por isso alguns aliados têm sugerido ao mandatário alguns gestos para esse grupo, que mantém uma proximidade maior com o seu antecessor e rival Jair Bolsonaro (PL).

Lula estava em uma viagem de dois dias ao Nordeste, com compromissos oficiais em Pernambuco e Ceará. Na tarde de quinta-feira (4), ele participou de cerimônia de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca, em Arcoverde.

O presidente discursou por cerca de 25 minutos no evento. A sua fala conteve 11 referências a Deus, além de ter usado 16 vezes a palavra "milagre", duas vezes "crença", cinco vezes "fé" e outra vez "homem lá de cima".

"Eu queria perguntar se vocês acreditam em milagre? Então, eu vou contar dois milagres para vocês que estão acontecendo aqui agora. O primeiro milagre só pode ter acontecido por ser um milagre por essa obra de Deus", disse o presidente, em referência à transposição do Rio São Francisco, quando na sequência afirma que tem obsessão pela questão da água na região Nordeste, lembrando os seus tempos de infância.

"Ô gente, esse é um milagre, é um milagre que aconteceu com um cara que viveu a seca. Com sete anos de idade eu saí da Caetés para São Paulo com a mãe e oito filhos num pau de arara para não morrer de fome e não morrer de sede. E esse nordestino, que saiu daqui para não morrer de sede, volta 150 anos depois e faz a transposição do São Francisco para trazer água para o povo brasileiro", acrescentou Lula.

"E isso só pode acontecer por uma coisa, só pode acontecer esse milagre por causa da fé de vocês, por causa da fé, por causa da crença de vocês. Se vocês não acreditassem, se vocês não tivessem fé, jamais vocês teriam votado para presidente da República num pernambucano que não tem diploma universitário, que só tem um diploma primário e um curso do Senai", completou.

A quantidade de vezes em que recorreu a expressões religiosas marca uma ruptura com a retórica que vinha sendo adotada anteriormente. A 💥️Folha analisou os 52 discursos de Lula feitos neste ano, disponibilizados no site do Palácio do Planalto.

O mandatário costumava usar a palavra Deus, em média, menos de uma vez, por discurso —a reportagem excluiu dessa conta as menções à comunidade Cidade de Deus, no Rio. Foram 53 menções a Deus nas demais falas entre janeiro e o início de abril.

O que você está lendo é [Lula repete Deus ou milagre 27 vezes, uma por minuto, contra crise de popularidade; veja vídeo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...