O Brasil deveria legalizar o consumo de maconha e outras drogas leves? SIM

Ao debater os efeitos das legalizações da maconha onde elas foram implementadas —e enfatizo o plural, "legalizações", pois ocorreram de formas distintas e assim também precisariam ser analisadas—, frequentemente me deparo com uma resposta comum para encerrar a discussão: "O Brasil não está pronto para a legalização da maconha".

Para aqueles a quem as evidências científicas importam, pode-se apresentar uma série de informações que já estão, há algum tempo, circulando no âmbito público. Não custa, portanto, reafirmá-las aqui, mais uma vez.

Apesar da suposição óbvia de que legalizar a maconha aumentaria estratosfericamente o seu uso, os dados não corroboram essa imagem, especialmente quando se compara com outras jurisdições onde a ✅cannabis permanece proibida. Focando nos usuários problemáticos, aqueles que merecem maiores cuidados, os dados disponíveis até agora são ainda mais claros: não há registro de crescimento no consumo.

Essa ideia não é de difícil entendimento. A explicação pode ser alcançada se você, que não usa maconha e lê estas linhas, me responder mentalmente a duas perguntas: "Você usaria maconha só porque ela foi legalizada?" e "O único motivo pelo qual você não a usa é porque é ilegal?". Assim como você, milhões de pessoas entenderam que a autorização da comercialização da maconha pelo Estado não é sinônimo de que deva acontecer um "liberou geral".

Voltando às evidências, é importante destacar que não foi estabelecida uma ligação entre legalização e crescimento nos índices de criminalidade, violência doméstica, consumo de outras substâncias ou uso entre os jovens —o grupo mais vulnerável devido à sua associação estatística com um maior risco de desenvolver transtornos psicóticos.

Por sinal, a conexão com casos de psicose é mediada pela potência da droga em termos de tetrahidrocanabinol, ou THC, o canabinoide mais ligado ao "barato" da erva. Uma política pública de restrição de teores desse componente e do acesso à droga por jovens pode reduzir os riscos associados à maconha, mas um controle desse tipo só seria possível em um ambiente de fiscalização dentro da esfera da lei.

O que você está lendo é [O Brasil deveria legalizar o consumo de maconha e outras drogas leves? SIM].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...