Após sete meses em alta, arroz cai pela 1ª vez nos supermercados

Passado o efeito mais crítico do El Niño, os produtos "in natura", que vinham pressionando o bolso dos consumidores, estão com comportamento mais moderado.

Os dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), referentes a março e divulgados nesta quarta-feira (3), indicam que os alimentos "in natura" ainda se mantêm em alta, mas com a menor taxa de evolução em seis meses.

O arroz, com a colheita avançando sobre um terço da área semeada, registrou a primeira queda de preços para o consumidor após sete meses em alta.

A menor oferta do produto no mercado interno nos últimos meses provocou uma alta acumulada de 30% nos preços de abril do ano passado a março último.

O feijão, que deu trégua para o consumidor no segundo semestre do ano passado, acumula alta de 16% no primeiro trimestre deste ano.

A Fipe inclui no grupo "in natura" frutas, legumes, verduras, ovos e os chamados tubérculos (batata, cebola e alho). As verduras, pela primeira vez registraram uma taxa negativa desde outubro do ano passado.

Na média, os preços das verduras recuaram 0,31% em março. Apesar da queda, a taxa acumulada no primeiro trimestre ainda é de 8%, mostrando os efeitos do clima sobre a produção e oferta desses produtos.

Os legumes, puxados pelo tomate, tiveram reajuste de 2,64% no mês passado, abaixo dos 4,9% de fevereiro. Esse era um setor que vinha pesando muito no bolso do consumidor, devido à alta de 9,5% no primeiro trimestre.

O que você está lendo é [Após sete meses em alta, arroz cai pela 1ª vez nos supermercados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...