Ex-perueiro clandestino virou dono de empresa de ônibus e suspeito de aliança com PCC em SP

Em março de 2000, Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, estava entre os perueiros que jogaram o então prefeito de São Paulo Celso Pitta (1946-2009) para o alto para comemorar o alvará temporário que autorizava o até então transporte clandestino na cidade.

Naquela época, ele tinha apenas detenções por dirigir Kombis abarrotadas de passageiros pelas ruas da cidade.

Depois de 24 anos, Pandora foi uma das quatro pessoas ligadas a duas empresas de ônibus presas durante a Operação Fim da Linha do Ministério Público paulista que investiga esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Dono da Transwolff, responsável pelo transporte de 700 mil passageiros em 90 linhas que circulam pela zona sul de São Paulo, ele trabalha na empresa há quase dez anos.

Antes disso, ele atuou por 13 anos na CooperPam, uma cooperativa de transporte urbano com 1.350 filiados que foi incorporada a Transwolff em 2015.

A cooperativa era formada por ex-perueiros, como eram chamados os operadores do transporte clandestino na capital paulista, até 2003, quando foi criado o Sistema Interligado e os cooperados saíram da clandestinidade. O sistema dividiu o município em oito áreas que passaram a ser servidas por ônibus de diferentes cores, de acordo com a região.

De acordo com o Ministério Público, dirigentes da cooperativa chegaram a ameaçar os cooperados para transferir o controle da CooperPam para a Transwolff, ou TW.

A Transwolff Transportes e Turismo Ltda foi aberta em 1987 pela mulher de Pandora, Helena Cristina Reis Magela. Três anos depois, ela transferiu o controle para o marido.

A partir de então, segundo a investigação do Ministério Público, Pandora se tornou um dos principais aliados do PCC, tanto para lavar dinheiro por meio de sua empresa quanto para agir nos bastidores para libertar um preso da facção criminosa.

O que você está lendo é [Ex-perueiro clandestino virou dono de empresa de ônibus e suspeito de aliança com PCC em SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...