BNDES lança edital para projetos de proteção de recifes de corais no Brasil

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou nesta quarta-feira (10) edital para projetos de proteção a recifes de corais no Brasil. Contando com recursos privados, a ideia é liberar até R$ 60 milhões para os projetos.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

O banco vai priorizar projetos de melhoramento da qualidade das águas que alimentam os corais, combate a espécies exóticas e à pesca predatória, ordenamento turístico e mapeamento, manutenção, monitoramento e proteção dos corais.

O Brasil tem os únicos recifes de corais do Atlântico Sul, concentrados principalmente na região Nordeste. São estruturas com grande sensibilidade a mudanças nas condições dos oceanos, como o aquecimento das águas ou mudanças de correntes.

"Corais funcionam como canarinho na mina, são os primeiros a morrer em caso de aquecimento", comparou a diretora da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Ana Paula Prates.

O edital do BNDES vai focar na preservação dos recifes em uma área que vai do norte do Espírito Santo ao Maranhão, onde o foco é o Parque Estadual do Parcel do Manuel Luis, um grande recife que pode ser impactado pela exploração de petróleo na margem equatorial brasileira.

O Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) já negou licenças à Petrobras para poços perto do parque, em pareceres em que declara considerar inviável a atividade petrolífera na bacia de Barreirinhas, no litoral maranhense.

A região é uma das principais apostas do setor de petróleo na margem equatorial, ao lado da bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá. A pressão pela exploração da área deve ganhar força após descoberta anunciada pela Petrobras nesta terça (9) no litoral potiguar.

O que você está lendo é [BNDES lança edital para projetos de proteção de recifes de corais no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...