Serviço de internet via satélite de Elon Musk ainda dá prejuízo, diz agência

O valorizado negócio de satélites da SpaceX, Starlink, ainda gasta mais dinheiro do que arrecada.

Pessoas familiarizadas com as finanças de uma das empresas de capital fechado mais valiosas do mundo dizem que a Starlink, em alguns momentos, perdeu centenas de dólares para cada um dos milhões de terminais terrestres que vende, lançando dúvidas sobre as alegações de seu presidente, Elon Musk, e dos principais executivos da empresa de que o negócio está em "território lucrativo".

A Starlink, que fornece serviço de internet via satélite para mais de 2,6 milhões de clientes, muitas vezes exclui o alto custo de enviar seus satélites ao espaço para tornar seus números, não públicos, mais atraentes para os investidores, disseram essas pessoas, pedindo para não serem identificadas por se tratarem de informações privadas.

Eles descrevem a contabilidade da empresa como "mais uma arte do que uma ciência" e dizem que, na verdade, não é lucrativa com base em uma base operacional e contínua.

Empresas de capital fechado não precisam divulgar publicamente suas finanças e muitas vezes manipulam seus números durante a captação de recursos. Muitas operam por anos se sustentando com financiamento enquanto queimam dinheiro.

Mas pessoas com conhecimento dos balanços contábeis da Starlink dizem que os trimestres lucrativos têm sido menos consistentes do que Musk sugeriu aos investidores quando comemorou ter alcançado "ponto de equilíbrio no fluxo de caixa" em uma postagem no ano passado no X (ex-Twitter), do qual é dono.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Quando pressionado ainda mais sobre os comentários de Musk em uma conferência em Washington no mês passado, o CFO (diretor financeiro) da SpaceX, Bret Johnsen, disse: "Não sei se quero quantificar esses números, mas estamos com fluxo de caixa positivo e em território lucrativo para nosso negócio de satélites agora."

Assim como a Tesla, fabricante de carros elétricos de Musk que revolucionou a indústria automobilística global, a SpaceX está remodelando o mercado de foguetes e satélites.

Ela reduziu os custos de lançamento de foguetes com seus propulsores reutilizáveis —em grande parte fabricados internamente. E com o Starlink agora representando a maioria de todos os satélites ativos ao redor do mundo, o perfil global da empresa está aumentando.

O que você está lendo é [Serviço de internet via satélite de Elon Musk ainda dá prejuízo, diz agência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...