Moraes é aprovado com notas 9,5 e 10 em concurso para professor na USP sem aura de Xandão do STF

Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), foi aprovado nesta sexta-feira (12) para o cargo de professor titular de direito eleitoral da USP em um concurso que teve uma novidade relevante para ele.

Não era a faculdade, de que Moraes foi aluno e que ainda frequenta semanalmente como professor associado de direito constitucional. Tampouco a organização do ambiente. Com examinadores alinhados e alguém sentado alguns degraus abaixo, de costas para a plateia, a disposição lembrava a do plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde Moraes também é ministro.

A diferença foi a posição que o ministro ocupou no espaço. Diferente do que acontece na corte eleitoral, no salão nobre era ele quem estava de costas para a plateia, e seus examinadores um nível acima.

A banca era composta por Flávio Yarshell, do departamento de direito processual da faculdade; Celso Lafer, professor aposentado; Marta Arretche, do departamento de ciência política da USP; Ana Paula de Barcellos, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e Carlos José Vidal Prado, da Uned (Universidad Nacional de Educación a Distancia), na Espanha.

Moraes ganhou pela defesa de tese quatro notas 9,5 e uma 10 (de Vidal Prado). Recebeu também quatro notas 10 e uma 9,5 (de Lafer) pela prova de erudição e cinco 10 por seu memorial.

A maciça presença de professores da faculdade assistindo ao concurso foi uma demonstração de apoio, e houve breves momentos de reverência, mas os examinadores não aparentaram temor ao avaliar aquele talvez seja o julgador mais temido do Brasil.

Ao longo do concurso, não se ouviu a palavra Xandão.

Moraes não estava ali como o ministro do STF odiado por bolsonaristas e aclamado pelos que veem seu papel como decisivo na manutenção da democracia no país. Não houve vaias, e aplausos só aconteceram ao fim das mais de seis horas de arguição.

Havia polícia fora e segurança dentro, mas não era ostensiva. Antes de anunciar o resultado final, Yarshell agradeceu a discrição dos agentes.

O que você está lendo é [Moraes é aprovado com notas 9,5 e 10 em concurso para professor na USP sem aura de Xandão do STF].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...