Ouvidoria do Ministério de DH integra comitiva que investiga células neonazistas em SC

Representantes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, da Associação Brasileira de Imprensa e da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos estão em Florianópolis desde quarta-feira (10) para elaborar um relatório sobre denúncias de aumento de grupos neonazistas em Santa Catarina.

Ao todo, 13 integrantes estão na capital catarinense. A missão foi aprovada na 76ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, realizada em fevereiro, e assinada por resolução na última terça-feira (9).

Como mostrou a colunista Mônica Bergamo, o conselho acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil.

A ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, diz que denúncia apresentada pela Associação Brasileira de Imprensa ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos cita proliferação das atividades neonazistas e fascistas no país.

"Os relatos que estão sendo levantados aqui são absolutamente estarrecedores. A intenção é fazer uma relatoria especial não só em Santa Catariana, como no Brasil", diz Cantal. O documento final deve ser enviado ao sistema de justiça e a órgãos competentes após novas visitas a outros estados.

Também integram a comitiva o Movimento Nacional de Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina, o Instituto Movimento Humaniza e a Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você está lendo é [Ouvidoria do Ministério de DH integra comitiva que investiga células neonazistas em SC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...