Milei envia nova carta a Lula, mas encontro entre líderes segue distante

O presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, enviou uma nova carta ao presidente Lula (PT) na qual defende a manutenção de uma boa relação bilateral entre os dois países.

A mensagem foi entregue pela chanceler argentina, Diana Mondino, ao seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, que a remeterá a Lula. Mondino fez uma visita oficial a Brasília nesta segunda-feira (15), a primeira desde que assumiu a chefia da diplomacia de Buenos Aires.

Mondino disse à 💥️Folha, também nesta segunda,💥que o objetivo da mensagem de Milei a Lula é destacar que "estamos muito interessados em manter a relação bilateral que temos".

"Não posso vir sem uma saudação [de Milei]", completou a chanceler.

O gesto de Milei em defesa de um relacionamento pragmático com Lula ocorre num momento de distanciamento político quase absoluto entre o brasileiro e o argentino. Além de ser aliado de Jair Bolsonaro (PL), Milei viajou na semana passada aos Estados Unidos para se encontrar com o bilionário Elon Musk —atualmente protagonista de uma crise com o Supremo Tribunal Federal (STF).

A agenda de Mondino em Brasília foi planejada para transmitir a mensagem de que as relações entre os dois países são parte de uma política de Estado a ser preservada apesar dos conflitos ideológicos.

Mas a perspectiva concreta de uma reunião bilateral entre os atuais líderes das duas maiores economias da América do Sul —e principais sócios do Mercosul— permanece distante.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

No Palácio do Itamaraty, Mondino disse esperar que em algum momento um encontro do tipo possa ocorrer. "Tenhamos em conta que a agenda internacional de ambos é bastante complexa. Mas, sim, em algum momento creio que possa ocorrer", afirmou.

Mais tarde, questionada pela reportagem sobre o conteúdo da carta de Milei —especificamente sobre um possível de convite para Lula visitar a Argentina—, Mondino respondeu que "não há nada específico".

Membros do governo brasileiro também disseram, sob condição de anonimato, que não há perspectiva de encontro bilateral no curto prazo.

  • 💥️Brasil pode ganhar com fim dos controles cambiais na Argentina, diz chanceler
  • 💥️Mondino viaja ao Brasil em 1ª visita bilateral no governo Milei
  • 💥️Milei oferece colaboração a Musk no conflito com o STF
O que você está lendo é [Milei envia nova carta a Lula, mas encontro entre líderes segue distante].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...