Saiba quem são os três vereadores presos suspeitos de envolvimento com PCC

Três vereadores foram presos nesta terça-feira (16) durante operação contra suspeitos de fraudar licitações em diversas regiões do estado de São Paulo. Segundo o Ministério Público de São Paulo, os suspeitos estariam envolvidos num esquema de lavagem de dinheiro em empresas de ônibus a mando da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Os vereadores detidos são Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão; Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel; e Flavio Batista de Souza (Podemos), de Ferraz de Vasconcelos.

A 💥️Folha procurou as defesas dos vereadores, e apenas a de Luiz Carlos Alves Dias respondeu que vai recorrer; as demais não atenderam a reportagem.

Ricardo de Oliveira, 40, é conhecido como Ricardo Queixão. Filiado ao PSD, ele é vereador de Cubatão, na Baixada Santista, desde 2012, quando foi eleito com 2.099 votos.

Junto a Queixão foram presos o advogado Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, que atuou na defesa do traficante André do Rap e também trabalhava no Legislativo municipal, e uma servidora pública da Prefeitura de Cubatão. A 💥️Folha não teve acesso à defesa de Fausto Filho.

Em 2023, o vereador foi denunciado em um processo relacionado a abuso de poder para supostamente favorecer a eleição de um candidato ao Conselho Tutelar de Cubatão. O vereador teria pedido, em plenário, votos para Alex Ferreira dos Santos, então candidato a uma das 14 vagas do conselho. O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiu em favor da nomeação do conselheiro eleito.

Natural de Três Lagoas (MS), Luiz Carlos Alves Dias, conhecido como Luizão Arquiteto, é comerciante do ramo imobiliário em Santa Isabel, interior paulista, desde 1988.

Ele entrou na política e está em seu terceiro mandato como vereador, iniciado em 2012. Luizão foi presidente da Câmara Municipal entre 2013-2014 e 2023-2020.

No atual mandato, integra o Conselho de Ética e Disciplina Parlamentar do Legislativo de Santa Isabel. Também já ocupou cargos nos conselhos de Justiça e Obras Públicas.

Flavio Batista de Souza (Podemos) é conhecido como Inha. Paulistano, o empresário tem 57 anos e está em seu terceiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Na eleição de 2023, recebeu 1.843 votos.

Envolvido em discussões sobre segurança pública e infraestrutura na cidade, Flavio é presidente das comissões de Ética e Decoro Parlamentar, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo e Constituição, Justiça e Redação.

Também participa das comissões de Orçamento, Finanças e Contabilidade e Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA
  • Salvar para ler depois Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • Leia tudo sobre o tema e siga:

    O que você está lendo é [Saiba quem são os três vereadores presos suspeitos de envolvimento com PCC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

    Wonderful comments

      Login You can publish only after logging in...