Maior comício das Diretas uniu lideranças no Anhangabaú e impulsionou pressão contra ditadura

Sócrates, meia do Corinthians, não era conhecido pelo talento musical quando subiu ao palanque das Diretas Já no início da noite de 16 de abril de 1984, uma segunda-feira. No entanto, ao lado de amigos do time, como Casagrande, Wladimir e Juninho, o jogador pegou o microfone com convicção diante da multidão que tomava o Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Era o último grande comício antes da votação da emenda Dante de Oliveira, marcada para o dia 25. A proposta previa eleições diretas para presidente da República ainda em 1984, dando fim definitivamente às mais de duas décadas de ditadura militar.

A presença de cantores, como Fafá de Belém, Beth Carvalho e Walter Franco, não intimidou o líder da Democracia Corintiana, que, um pouco desafinado, soltou a voz com "Para Não Dizer que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, uma espécie de hino informal das Diretas: "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber".

Foi um dos momentos mais comoventes do comício, relatou Clóvis Rossi, repórter da 💥️Folha.

De origem tupi, a palavra Anhangabaú está associada à ação do diabo. Naquele dia, porém, Satanás parecia estar de folga. Partidos de centro e de esquerda, que trocavam críticas com frequência, deixaram suas rivalidades de lado, unificaram o apelo contra a ditadura e promoveram o maior ato popular da história do país até então.

Entre os expoentes do PMDB, estavam o presidente do partido, Ulysses Guimarães; os governadores Franco Montoro (SP) e Tancredo Neves (MG); o deputado federal Miguel Arraes (PE); e o senador Fernando Henrique Cardoso (SP) –o PSDB só seria fundado quatro anos depois.

As siglas mais à esquerda também estavam presentes. O principal representante do PDT era Leonel Brizola, governador do Rio de Janeiro. Pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do partido.

O que você está lendo é [Maior comício das Diretas uniu lideranças no Anhangabaú e impulsionou pressão contra ditadura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...