A escalada na tensão no Oriente Médio e a economia brasileira

O provável espalhamento do conflito no Oriente Médio terá consequências terríveis principalmente para os países envolvidos –em termos de vidas perdidas, pessoas feridas, destruição da capacidade produtiva e deslocamento de recursos que teriam usos alternativos para fins militares. Mas há implicações negativas para países que estão distantes da região, como o Brasil.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

Em momentos complicados como esse, investidores do mundo todo tendem a correr para alternativas mais seguras. Isso envolve tirar dinheiro de países em desenvolvimento (cujos ativos envolvem mais risco) para colocá-lo em países desenvolvidos. Ou seja, abre-se mão de um retorno mais alto (que investimentos de países emergentes tendem a pagar), para garantir uma maior segurança.

O resultado é um fortalecimento das moedas de países mais ricos –principalmente o dólar. Um dólar mais caro, por outro lado, eleva os preços de produtos ligados ao comércio internacional. O efeito sobre produtos importados é mais direto: se o preço em dólares está constante, mas o dólar ficou mais caro, o preço em reais sobe.

Podemos dizer o mesmo sobre o preço dos insumos importados que empresas nacionais compram. Esse aumento acaba repassado para os produtos finais, o que contribui também para elevar o custo de vida.

O que você está lendo é [A escalada na tensão no Oriente Médio e a economia brasileira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...