Diplomata aceita candidatura da oposição para enfrentar Maduro

O diplomata Edmundo González Urrutia disse ter aceitado neste domingo (21) sua nomeação definitiva como candidato da maior plataforma da oposição na Venezuela para enfrentar o ditador Nicolás Maduro nas eleições previstas para 28 de julho. Ele foi escolhido após a principal líder da oposição, María Corina Machado, ser impedida de disputar o pleito.

"Aceito a imensa honra e responsabilidade de ser o candidato de todos aqueles que querem mudanças por meios eleitorais. Um abraço ao povo da Venezuela", escreveu González Urrutia na primeira mensagem pública após confirmar a candidatura. "Em breve estarei me dirigindo a todos os venezuelanos que apostam na recuperação do país."

Corina Machado, que no ano passado venceu as primárias da oposição, manifestou na noite de sábado (20) apoio ao diplomata. "Estamos unidos e fortes", disse ela em vídeo publicado nas redes sociais. "Já estamos na cédula e temos um candidato que foi apoiado por todos os partidos políticos e por bons cidadãos".

A candidatura de González, 74, foi definida na sexta (19) pela coalizão Plataforma Democrática Unitária (PUD) por unanimidade, após extensas reuniões e dias de longas discussões. Ele havia sido inscrito de forma provisória pouco antes do fim do prazo para garantir a presença da oposição na cédula, em meio à inabilitação de Corina Machado e à impossibilidade de inscrição no sistema eleitoral de Corina Yoris, então escolhida para substituir a vencedora das primárias.

O apoio de Machado, que participou nas discussões, é essencial: ela é hoje a líder da oposição mais popular depois de vencer as primárias com mais de 90% dos votos. Segundo analistas, ela ainda tem grande potencial para transferir votos aos candidatos que apoia.

A oposição procurou concentrar forças em um único candidato para enfrentar Maduro, que tentará um terceiro mandato consecutivo contra 12 oponentes, a maioria rotulados como colaboradores do governo.

O que você está lendo é [Diplomata aceita candidatura da oposição para enfrentar Maduro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...