Tribunal começa a julgar um dos principais líderes da extrema direita da Alemanha

Um dos principais líderes do partido de extrema direita alemão AfD (Alternativa para a Alemanha) no leste do país começará a ser julgado nesta quinta-feira (18) no Tribunal Distrital de Halle. O crime que o deputado estadual Björn Höcke, líder da AfD no estado da Turíngia, é acusado de ter cometido aquilo que foi definido como "uso público de um símbolo de uma antiga organização nacional-socialista".

Mais especificamente, a acusação envolve uma aparição em um evento de campanha em maio de 2023 em Merseburg, no estado da Saxônia-Anhalt. Na ocasião, Höcke proferiu a frase "Alles für Deutschland" (Tudo pela Alemanha, em tradução livre) em um discurso para cerca de 250 apoiadores.

É o mesmo slogan que foi o lema da organização paramilitar nazista Sturmabteilung (tropas de assalto, em português), conhecido pela sigla SA, cujos membros eram também chamados de "camisas pardas". Eles se notabilizaram por atos de violência e terrorismo –especialmente contra comunistas e judeus– nas ruas da Alemanha durante a República de Weimar, o curto período democrático que precedeu a ditadura de Adolf Hitler.

Com a queda do autoproclamado Terceiro Reich em 1945, a SA, assim como todas as outras organizações nazistas ou nacional-socialistas, foi banida. Mais tarde, na recém-fundada República Federal da Alemanha, antiga Alemanha Ocidental, toda a propaganda que seguia a ideologia nacional-socialista ou de suas organizações foi proibida.

Isso valeu inclusive para o slogan "Tudo pela Alemanha". E o evento em Merseburg em 2023 não foi a única ocasião na qual Höcke agitou uma multidão com o slogan proibido.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Em 2023, quando já havia sido oficialmente indiciado pelo episódio, ele voltou a incitar apoiadores com o slogan, desta vez fazendo uso de um jogo de palavras. Nessa ocasião, em um evento num restaurante em Gera, na Turíngia, Höcke se referiu com escárnio à acusação.

"Porque uma vez encerrei uma campanha eleitoral com uma tríade retórica: 'Tudo pela nossa pátria! Tudo pela Saxônia-Anhalt! Tudo pela...". Na sequência, gesticulando, Höcke incentivou seu público a completar o slogan: "...Alemanha!", gritaram os apoiadores de Höcke. O político permaneceu no palco rindo e exibindo uma expressão alegre. Se condenado, Höcke poderá ser punido com multa ou até três anos de prisão.

Höcke sabia o significado?

Björn Höcke sabia que tipo de slogan estava usando? Sim, aparentemente. E com certeza na segunda vez, durante seu discurso em Gera, já que ele mesmo menciona a acusação.

Höcke também é professor de história. Ele estudou e lecionou a matéria por muitos anos antes de entrar para a política pela AfD e se tornar um de seus representantes mais conhecidos e radicais.

Höcke também ganhou notoriedade com a intensidade e frequência com a qual costuma se referir direta ou indiretamente à era nazista. Em público, ele já usou outras expressões comumente associadas ao nazismo, como "degeneração" e Lebensraum –que se refere a espaço vital.

O que você está lendo é [Tribunal começa a julgar um dos principais líderes da extrema direita da Alemanha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...