EUA protegem região do Alasca para limitar exploração de petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira (19) que declarou uma região do oeste do Alasca uma área protegida, para limitar a exploração de petróleo e gás nesse território.

"Minha administração toma medidas para preservar mais de 13 milhões de acres (mais de 5,26 milhões de hectares) no Ártico ocidental", disse Biden em comunicado.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

"[O governo] seguirá tomando medidas ambiciosas para enfrentar a urgência da crise climática, proteger as terras e águas dos EUA e cumprir com nossa responsabilidade para com a próxima geração de americanos", completou.

Essa região é parte da chamada Reserva Nacional do Petróleo, no noroeste do Alasca. A medida deve impedir os contratos de exploração em milhões de hectares.

A região abriga ursos-polares e pardos, renas e centenas de milhares de aves migratórias, segundo o Departamento do Interior, responsável pelas terras federais dos Estados Unidos.

As populações locais caçam e pescam para a subsistência.

No ano passado, o governo aprovou um grande projeto petrolífero no Alasca, o Willow, da gigante americana ConocoPhillips, o que gerou críticas de ambientalistas.

O governo "manteve seu compromisso de restabelecer um equilíbrio adequado entre proteção e desenvolvimento", disse em comunicado a ministra do Interior, Deb Halland, nesta sexta-feira.

A medida, anunciada pouco antes do Dia da Terra, comemorado em 22 de abril (próximo domingo), e em pleno ano eleitoral, pode ajudar Biden a promover sua política climática, sobretudo entre os jovens.

Organizações ambientalistas elogiaram a medida. Em nota, a pesquisadora Mattea Mrkusic, da organização Evergreen, a qualificou como um "necessário passo adiante", uma vez que o Ártico tem esquentado quatro vezes mais rápido que o resto do planeta, lembrou.

"Aplaudimos essa fase e pedimos medidas ainda mais ousadas para manter a indústria dos combustíveis fósseis fora do Ártico, pelo bem do clima e das gerações futuras", disse Jeremy Lieb, advogado da ONG Earthjustice.

A administração Biden também anunciou nesta sexta que quer bloquear a construção de uma rodovia no Alasca.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA
  • Salvar para ler depois Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • Leia tudo sobre o tema e siga:

    O que você está lendo é [EUA protegem região do Alasca para limitar exploração de petróleo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

    Wonderful comments

      Login You can publish only after logging in...