Governo Lula propõe reajuste de 9% a professores e 9,5% para servidores de federais em 2025

O governo Lula (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a professores e técnicos e servidores da educação federal para 2025 e 2026, em uma nova mesa de negociação diante da greve das categorias.

As propostas foram parecidas. Nos dois casos, o governo propôs antecipar o pagamento do reajuste do ano que vem de maio para janeiro. Para servidores técnico-administrativos, a proposta prevê 9,5% de reajuste e, para professores, de 9% em 2025.

As duas categorias receberiam, caso a proposta seja aceita, outro reajuste de 3,5% em maio de 2026.

As propostas anteriores do governo eram de 4,5% em 2025 e 2026, pagos a partir de maio.

As categorias permanecem em greve até levar suas propostas para assembleias, o que deve ocorrer na próxima semana. Representantes dos sindicatos sinalizaram que ainda há insatisfação com as propostas, apesar de reconhecerem avanços.

As propostas foram apresentada em reuniões no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo e lideranças sindicais. Em frente à sede da pasta, em Brasília, estavam integrantes das categorias em protesto.

As duas carreiras concentram, atualmente, cerca de 1/3 do funcionalismo público federal.

Primeiro o governo falou com os servidores técnico-administrativos, pela manhã. Depois, à tarde, com os professores.

"Nós achamos que a proposta evoluiu muito positivamente. Se nós considerarmos a realidade do povo brasileiro, eu diria que talvez seja uma proposta que não se acha em lugar nenhum na iniciativa privada", disse a jornalistas José Lopez Feijóo, secretário de Relações de Trabalho do Ministério de Gestão e Inovação, após as reuniões.

Do lado do Executivo, também estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto do MEC (Ministério da Educação), Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Na primeira reunião do dia, participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

O que você está lendo é [Governo Lula propõe reajuste de 9% a professores e 9,5% para servidores de federais em 2025].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...