Salas de cinema vão a Brasília para pedir inclusão em programa de recuperação

Representantes de salas de cinema do país, por meio da Abraplex, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex, preparam uma mobilização em Brasília, na próxima terça-feira (23), para pedir que o setor seja novamente contemplado no Perse, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Alvo de discordância, o mecanismo foi criado para ajudar setores impactados pela pandemia de Covid-19 a se reabilitarem financeiramente. Em dezembro, porém, o governo federal enviou uma medida provisória ao Congresso que extinguiu o Perse, gerando fortes críticas entre os parlamentares.

No mês passado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recuou, mas decidiu reduzir de 44 para 12 as atividades contempladas pelo programa, em prol de uma versão "mais focada". Entre os setores removidos da proposta está o de exibição cinematográfica, numa decisão que a Abraplex vê como causadora de um eventual "desastre" para as salas de cinema do país.

"Queremos, com esse ato, reforçar junto aos parlamentares a importância do cinema para a sociedade. Estamos falando de pessoas, cidadãos, eleitores, que são prejudicados com essa exclusão do setor do programa", diz Marcos Barros, presidente da Abraplex, fundador da Cinesystem e membro do Conselho Superior do Cinema, órgão da Ancine, por meio de nota enviada à imprensa.

O que você está lendo é [Salas de cinema vão a Brasília para pedir inclusão em programa de recuperação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...