Bolsonaro discursa sobre ameaça à democracia após ter exaltado ditadura em sua trajetória

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou seu discurso na manhã deste domingo (21) para alertar sobre o que enxerga como ameaças à democracia brasileira, exaltando Elon Musk, o dono do X, como um defensor da liberdade de expressão. Bolsonaro, porém, é conhecido por defender a ditadura militar, período durante o qual se impunha censura prévia contra conteúdos que desagradassem o regime.

Veja dez vezes em que Bolsonaro exaltou a ditadura militar.

💥️"REPUBLIQUETA"

No aniversário do golpe militar, em 2022, Bolsonaro afirmou que o Brasil seria uma "republiqueta" não fossem as obras realizadas durante o regime. "O que aconteceu nesse dia? Nada. Nenhum presidente da República perdeu o mandato nesse dia. O Congresso, com quase 100% dos presentes, elegeu Castello Branco presidente à luz da Constituição", disse.

Em cerimônia no dia 31 de março de 2022

💥️"PROBLEMINHA"

"Temos de conhecer a verdade. Não quer dizer que foi uma maravilha, não foi uma maravilha regime nenhum. Qual casamento é uma maravilha? De vez em quando tem um probleminha, é coisa rara um casal não ter um problema, tá certo? [...] E onde você viu uma ditadura entregar pra oposição de forma pacífica o governo? Só no Brasil. Então, não houve ditadura."

Em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, em março de 2023

💥️"NÃO FOI DITADURA"

"Eu mostrei, e hoje em dia grande parte da população entende, que o período militar não foi ditadura, como a esquerda sempre pregou. (...) Por que tinha censura muitas vezes? De acordo com o articulista, a palavra-chave que estava naquela matéria era para executar um assalto a banco ou até mesmo executar uma autoridade em cativeiro. Essa foi a censura."

Em entrevista ao Jornal da Band, da TV Bandeirantes, em outubro de 2018

💥️"NOVO 7 DE SETEMBRO"

"31 de março de 1964, Devemos, sim, comemorar esta data. Afinal de contas, foi um novo 7 de setembro [...] O Brasil merece os valores dos militares de 1964 a 1985."

Em vídeo publicado nas redes sociais, no dia 31 de março de 2016

💥️USTRA

"Sou capitão do Exército, conhecia e era amigo do coronel, sou amigo da viúva. (...) o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra recebeu a mais alta comenda do Exército, a Medalha do Pacificador, é um herói brasileiro."

Sobre o notório torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em novembro de 2016

O que você está lendo é [Bolsonaro discursa sobre ameaça à democracia após ter exaltado ditadura em sua trajetória].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...