Ucrânia ataca depósitos de petróleo da Rússia ao mirar infraestrutura de energia

A Ucrânia atacou com drones dois depósitos de petróleo no oeste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (24), afirmaram militares de Kiev às agências de notícias Reuters e AFP. A ofensiva é parte da estratégia que os ucranianos vêm adotando com cada vez mais intensidade nas últimas semanas —atacar a infraestrutura energética russa.

Os bombardeios atingiram dois depósitos de petróleo de propriedade da empresa Rosneft nos municípios de Iartsevo e Rozdorovo, na região de Smolensk. Um membro das Forças Armadas da Ucrânia falou à Reuters que os depósitos continham 26 mil metros cúbicos de combustível e que o ataque causou grandes incêndios e retirada de funcionários.

Ainda segundo o militar, o objetivo do serviço de segurança ucraniano é causar danos a infraestruturas que forneçam combustível ao Exército russo, e por isso esses ataques seriam legítimos. Os aliados de Kiev, porém, pedem que o país interrompa esse tipo de ofensiva para evitar retaliações russas e eventuais aumentos no preço do petróleo.

O ataque foi anunciado inicialmente pelo governador de Smolensk, Vasili Anokhin. "Nossa região foi novamente alvo de ataques de drones ucranianos", afirmou ele, acrescentando que as instalações eram civis. Em uma mensagem no Telegram, o político disse que o bombardeio não deixou feridos, mas provocou incêndios.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Mais ao sul, na região de Lipetsk, que é sede de várias empresas metalúrgicas e farmacêuticas, também houve ataques de drones, segundo o governador Igor Artamanov. Esse bombardeio, no entanto, não foi confirmado por fontes ucranianas. "O regime criminoso de Kiev tentou atacar as infraestruturas da zona industrial de Lipetsk", declarou ele, sem mencionar eventuais vítimas.

A Rússia ataca de maneira sistemática as infraestruturas de energia da Ucrânia desde a invasão do país vizinho, em fevereiro de 2022. Nos últimos meses, no entanto, Kiev também reivindicou uma série de ataques contra refinarias e depósitos de petróleo, não apenas em regiões fronteiriças da Rússia, mas também em áreas a centenas de quilômetros do seu território.

De acordo com cálculos da Reuters, cerca de 14% da capacidade primária de refino de petróleo da Rússia havia sido afetada por ataques de drones ucranianos até o final de março.

Horas depois do bombardeio no oeste da Rússia, a Ucrânia também sofreu um ataque em seu território. Mísseis danificaram edifícios e feriram seis pessoas na segunda maior cidade do país, Kharkiv, na manhã desta quarta, disse o governador Oleh Sinehubov no Telegram.

O bombardeio danificou três prédios residenciais e três não residenciais, dois escritórios e um gasoduto no bairro central do município, segundo o comunicado do governador. Cerca de 568 janelas e 33 carros foram danificados. O prefeito da cidade, Ihor Terekhov, disse a uma emissora ucraniana que dois mísseis S-300 foram usados no ataque.

A agência de notícias estatal russa RIA informou, citando pessoas não identificadas dentro das forças russas, que a ofensiva atingiu quartéis de soldados em Kharkiv, onde militares ucranianos estavam estacionados.

O que você está lendo é [Ucrânia ataca depósitos de petróleo da Rússia ao mirar infraestrutura de energia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...