Porto na fronteira com a Bolívia em RO é reaberto 4 dias após sequestro de embarcação

O porto fluvial de Guajará-Mirim, em Rondônia, foi reaberto na tarde de segunda-feira (22), após quatro dias de negociação entre as autoridades do Brasil e da Bolívia. O local é um dos principais ponto de entrada e saída de pessoas e mercadorias do Norte do país.

A travessia foi paralisada na sexta (19) depois que uma embarcação brasileira foi "ilegalmente retida por populares na fronteira boliviana", segundo a Polícia Federal.

Ainda de acordo com a PF, a ação foi uma retaliação à apreensão de uma embarcação com mercadorias contrabandeadas da Bolívia.

O sequestro ocorreu no fim da tarde de sexta, logo após o barco, de inscrição Aquaflex, quando ele atracou em Guayaramerin, na Bolívia.

Dois tripulantes que estavam a bordo do barco sequestrado foram mantidos em cárcere por algumas horas pelos manifestantes bolivianos e depois liberados.

Durante o protesto, cerca de dez homens tiram a embarcação de dentro da água. Houve confusão e policiais da Bolívia foram ao porto para garantir segurança do local. Os agentes também atuaram na devolução do barco brasileiro.

Reciba un resumen de las noticias más importantes del día publicadas por Folha.

Ainda na sexta à noite, de forma emergencial, barcos bolivianos foram autorizados a cruzar a fronteira sob escolta para levar pessoas que aguardavam o transporte para retornar para casa, entre elas crianças e brasileiros que estudam no país.

Foram quatro dias de "intensa negociação na fronteira", segundo a PF, juntamente com a Marinha do Brasil, até que a embarcação brasileira retornasse nesta segunda escoltada pela Marinha da Bolívia possibilitando a retomada da operação no porto.

Sobre a embarcação boliviana apreendida pela Polícia Federal, a corporação informou que a Receita Federal instaurou procedimento administrativo-fiscal para perdimento do barco e da mercadoria.

O que você está lendo é [Porto na fronteira com a Bolívia em RO é reaberto 4 dias após sequestro de embarcação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...