O que é inflação? Entenda a causa do aumento de preços

A inflação é o aumento dos preços de bens e serviços em uma economia. Esse fenômeno é observado a partir da variação média no valor de um determinado conjunto de mercadorias, chamado de cesta de consumo, e tem impacto no bolso dos consumidores.

Há diversas explicações possíveis para as causas desse comportamento.

Entenda

Quais são as causas da inflação?

O aumento dos preços pode ser resultado de fatores que impactam no custo de produção das mercadorias. Isso faz com que os produtores subam o valor de mercado dos seus produtos.

Nelson Marconi, professor de economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), explica que problemas na safra de produtos agrícolas, conflitos bélicos entre países, reduções na disponibilidade de uma matéria-prima importante e variação abrupta na taxa de câmbio são exemplos do que pode gerar inflação.

"Esses eventos são denominados 'choques de preços' e podem se propagar pela economia. Isso acontece porque os diversos setores tentarão manter sua margem de lucro, subindo os preços para superar o aumento de custo", afirma Marconi.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Em outros cenários, as explicações para as causas da inflação podem variar. É o que acontece quando os preços sobem devido a um aumento significativo da procura por determinados bens e serviços, superando a capacidade produtiva das empresas.

Nesse caso, a inflação é consequência de um excesso de demanda dos consumidores.

Ferramentas úteis

Qual o motivo da inflação no Brasil? E como é o seu controle?

A inflação brasileira está mais associada a um aumento de preços causado por alterações no custo de produção das mercadorias. Em outras palavras, a economia brasileira sofre com uma inflação de oferta.

O crescimento excessivo na procura por bens e serviços é um fenômeno que acontece com mais frequência em economias com pleno emprego ou com um aumento de renda repentino.

Por mais que a inflação de demanda possa ser observada em alguns momentos, não é ela a causa principal do aumento de preços no Brasil, segundo economistas.

Desde 1999, o controle da inflação no país segue um regime de metas. Isso quer dizer que cabe ao BC (Banco Central) estabelecer um valor máximo para o crescimento da inflação.

O órgão responsável é o CMN (Conselho Monetário Nacional), que é composto pelos titulares dos cargos de ministro da Fazenda, ministro do Planejamento e do presidente do BC. Atualmente, a meta é definida a cada três anos e tem uma margem de tolerância de 1,5% para mais e para menos.

O que você está lendo é [O que é inflação? Entenda a causa do aumento de preços].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...