Como Anitta fez Funk Generation, o disco de funk mais ambicioso da história

Era meados de 2022 quando Anitta decidiu reunir um grupo de produtores e compositores, brasileiros e estrangeiros, para o primeiro de três "song camps" que viria a fazer —reunião em que autores passam um tempo imersos na criação de novas músicas. As instruções chegaram até eles num documento em PDF.

Anitta tinha demandas exatas para o que viria a ser "Funk Generation", seu novo álbum. Queria funks que remetessem à época dela na produtora Furacão 2000, na primeira década do século. Citou pontinhos —melodias— e aquecimentos —um tipo de montagem— específicos como referência.

A nostalgia da cantora, que começou nesse estilo de funk do Rio de Janeiro, foi o pontapé para o trabalho. Partindo dali, três núcleos de produtores brasileiros colaboraram com compositores de vários lugares do mundo para criar o disco de funk mais ambicioso da história.

Lançado nesta sexta-feira (26), "Funk Generation" dialoga com várias vertentes do estilo sob um verniz pop, com letras em inglês e espanhol e usando as batidas brasileiras para tentar conquistar o público do exterior.

Nos três encontros com produtores, Anitta circulou entre os núcleos brasileiros. Quem assinou a maioria das faixas do álbum foram Os Chapas, de Gabriel do Borel e Marcio Arantes. O resto quase todo acabou dividido entre o coletivo Brabo, de Zebu, Maffalda, Gorky e Pablo Bispo, e o Tropkillaz, de Zegon e Laudz.

Eles, por sua vez, se revezaram com produtores e compositores estrangeiros. Estiveram por lá integrantes da equipe do sueco Max Martin, nome por trás de hits de Britney Spears a Taylor Swift, a rapper dominicana Melymel e a compositora americana de origem venezuelana Samantha Camara, entre outros.

Em cada imersão, em Miami ou Los Angeles, eles começavam a trabalhar depois do almoço e iam até de madrugada. A rotina durava até dez dias seguidos. Anitta, afirmam os produtores, era sempre decidida. Chegava ao estúdio, dizia o que gostava e o que não gostava, dava sugestões e logo partia.

O que você está lendo é [Como Anitta fez Funk Generation, o disco de funk mais ambicioso da história].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...