Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba em 2024

Em Curitiba, ao menos 12 partidos já sinalizaram que podem ter candidatos próprios para a eleição à prefeitura, em outubro. Dentro de algumas siglas, porém, como PT e PL, mais de um filiado se apresentou para a disputa.

O grupo que hoje comanda a prefeitura já definiu o nome de Eduardo Pimentel (PSD) para o pleito – ele é o atual vice-prefeito e também foi nomeado secretário de Cidades no governo do Paraná, na gestão do aliado Ratinho Junior (PSD). O atual prefeito é Rafael Greca (PSD), que conclui o segundo mandato consecutivo.

Para enfrentar a máquina municipal e estadual, partidos de esquerda estudam a possibilidade de uma aliança em torno do pré-candidato do PSB, o deputado federal Luciano Ducci. O nome, contudo, enfrenta resistência entre petistas locais, pelos laços do passado com o PSDB – Ducci foi vice-prefeito do tucano Beto Richa.

Na hipótese de candidatura própria, o PT tem Carol Dartora e Zeca Dirceu, ambos deputados federais.

Insatisfeito dentro do PT, o ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião deixou a sigla do presidente Lula e agora ensaia uma pré-candidatura à prefeitura pelo Mobiliza.

Já o PDT trabalha com a pré-candidatura do deputado estadual Jorge Brand, o Goura, adversário de Greca na eleição de 2023. Goura, contudo, também pode integrar uma eventual frente ampla de esquerda.

O PSOL é outro partido que costurava participação na aliança da esquerda, mas também resiste ao nome de Ducci. Assim, a legenda indicou a professora Andrea Caldas para a disputa pela prefeitura.

Dentro do PL, dois representantes do bolsonarismo em Curitiba se apresentam como pré-candidatos - o ex-deputado federal Paulo Martins e o deputado estadual Ricardo Arruda.

Quem tentou migrar para o PL para dar mais suporte financeiro à campanha foi Richa, que agora segue como pré-candidato pelo PSDB. Ele, que além de governador já foi prefeito de Curitiba, não recebeu aval da cúpula nacional tucana para deixar a legenda, o que traria riscos ao mandato na Câmara.

Ainda dentro do campo da direita, o cenário pré-eleitoral também traz o nome do ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que se apresenta como pré-candidato pelo Novo, embora possa ter seu registro indeferido. Ele teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no ano passado.

No União Brasil, o pré-candidato é o deputado estadual Ney Leprevost, que chegou a disputar o segundo turno com Greca em 2016.

Outros dois partidos também anunciaram pré-candidaturas de filiados: o Solidariedade lançou o nome do ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart; o PMB defende a jornalista Cristina Graeml na disputa de outubro.

O que você está lendo é [Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba em 2024].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...